2531643578_1680323ec01

Arquitetura Contemporânea – Aeroporto de Pequim – China – Beijing Airport – China


A China está quase terminando seus preparativos para os Jogos Olímpicos que vão ocorrer neste ano. Várias obras de arquitetura vem sendo realizadas na China nos últimos anos. De Ren Koolhaas à Herzog e De Meuron, a galeria de arquitetos que vem modificando a paisagem urbana de Pequim é grande.

Um dos projetos de impacto, que todos aqueles que chegarem à Pequim por via aérea nos próximos anos entrarão em contato, é o novo Terminal 3 do aeroporto de Pequim, projeto do arquiteto inglês Normam Foster.

China is finishing the works to house the 2008 Olympic Games. Several architecture designs have been built in Beijing over the last years. From Rem Koolhaas to Herzog and De Meuron, the number of architects which is changing Beijing skyline is very large.

One of these designs that people arriving by air in Beijing will have to meet is the new Terminal 3 Beijing airport, a Norman Foster‘s design.

pd6944483beijing-airport-from-6309.jpg
Photograph: Foster and Partners

Projetado na forma de um dragão chinês, ele é o maior terminal do mundo, com mais de 1 milhão de m² de área construída e projetado para receber 50 milhões de passageiros por ano em 2020.

Designed as a Chinese dragon-like form, it is the world’s largest airport building – covering more than a million square meters – designed to accommodate an estimated 50 million passengers a year by 2020.

gd6269633beijing-china-febr-1223.jpg
Photograph: China Photos/Getty Images

O arquiteto diz que: “completado para ser o local de desembarque dos atletas nos jogos olímpicos, ele foi projetado como um bom local para a chegada e para escala dos passageiros. Um símbolo do local, seu telhado elevado e aerodinâmico na forma de um dragão, celebra a excitação e a poesia de voar e evoca as cores e os símbolos tradicionais chineses.”

The architect said “completed as the gateway to the city for athletes participating in the twenty-ninth Olympiad, it is designed to be welcoming and uplifting. A symbol of place, its soaring aerodynamic roof and dragon-like form celebrate the thrill and poetry of flight and evoke traditional Chinese colours and symbols.”

beijin-airport.jpg
Photograph: Foster and Partners
beijin-airport2a.jpg
Photograph: Foster and Partners

O Terminal é um edifício sustentável, incorporando uma série de conceitos ambientais, como uma orientação solar que favorece a entrada do calor do sol da manhã, e um um sistema de controle ambiental integrado que minimiza o consumo de energia.

The terminal building is sustainable, incorporating a range of passive environmental design concepts, such as the south-east orientated skylights, which maximise heat gain from the early morning sun, and an integrated environment-control system that minimises energy consumption.

gd6269870beijing-china-febr-4324.jpg
Photograph: China Photos/Getty Images
gd6358676a-staff-is-on-duty-du-8156.jpg
Photograph: AP
gd6269881beijing-china-febr-3527.jpg
Photograph: China Photos/Getty Images

O projeto do terminal favorece a visão do exterior e foi planejado com um único forro contínuo, onde as janelas na cobertura (em shed) ajudam a orientação dos passageiros, ao mesmo tempo que permitem a entrada da luz solar – a cor do forro muda do vermelho para o amarelo conforme os passageiros caminham através do edifício.

beijin-airport4.jpg
Photograph: Foster and Partners

The terminal is open to views to the outside and planned under a single unifying roof canopy, whose linear skylights are both an aid to orientation and sources of daylight – the colour cast changing from red to yellow as passengers progress through the building

gd606668124-dec-2007-beijing-6482.jpg
Photograph: 3CSPA/NewSport/Corbis

Projetado para ter o máximo de flexibilidade tornando passível de lidar de forma adequada com a imprevistas condicionantes da indústria de aviação, como seus predecessores, ele pretende resolver as complexidades da moderna viagem aérea, combinando claridade espacial com altos padrões de serviços. As conexões entre os serviços de transporte público foram completamente integradas, as distâncias que os passageiros tem que caminhar são pequenas e com poucas mudanças de nível, e o tempo de transferência entre vôos foi minimizado.

gd6269731beijing-china-febr-498.jpg
Photograph: China Photos/Getty Images

Designed for maximum flexibility to cope with the unpredictable nature of the aviation industry, like its predecessors, it aims to resolve the complexities of modern air travel, combining spatial clarity with high service standards. Public transport connections are fully integrated, walking distances for passengers are short, with few level changes, and transfer times between flights are minimised.

escada-rolante.jpg
Photograph: China Photos/Getty Images
01/07/2008
Mais fotos que eu recebi hoje por email (obrigada Guellinho) – As fotos são de Nigel Young/Foster and Partners
A bit more pictures I received today by email (thanks Guellinho) - The pictures are by Nigel Young/Foster and Partners
Posts sobre a China/ Posts about China
Person Norman Foster
Right click for SmartMenu shortcuts
Person Norman Foster’s
Right click for SmartMenu shortcuts

9 thoughts on “Arquitetura Contemporânea – Aeroporto de Pequim – China – Beijing Airport – China

  1. Uma das obras humanas mais lndas da terra. Sem duvida que só um visionario desta grandeza poderia criar tão gigantesca obra de arquitectura. Há quem efenda que os homens são todos iguais, mas eu discordo, pois creio que as nossas obras nos distinguem e, esta obra é maior que qualquer outra obra feita pelo homem. Um aeroporto é a porta de entrada e o cartão de visita de um país. É através desta grandiosa montra que a China se mostra ao mundo. Deslumbrante, simplesmente.

  2. Belíssimas fotos de uma grandiosa, imponente e magnífica obra. Porém, é incomparável a emoção de estar lá e ver tudo isso que as fotos retratam só que na escala verdadeira. Incrível ! Os espaços internos são imensos, pode-se caminhar sem atropelos, sem amuntoamento de gente, sem empurrões, não tem gente sentada ou deitada no chão. A limpeza do piso e das paredes é perfeita inclusive nas áreas de circulação e nos sanitários. O checkin flui; do terminal de desembarque para o das bagagens se faz num trem e quando lá se chega as malas já estão girando na esteira, tudo automatizado, nada manual como aqui no Brasil. Nessa imensidão de aeroporto ninguém se perde, é muito bem sinalizado, mas o passageiro precisa saber inglês, ou chinês, obviamente.

  3. E UMA OBRA DE ARTE ESTE AEROPORTO,
    MUITO BELO,ESPAÇOSO,E FUNCIONAL
    ESPAÇOS COM UMA RARA E DELICADA
    MAGIA DE SE PROJETAR O BEM ESTAR VISANDO
    SEMPRE O SER HUMANO.BELISSIMO!!!!!!

  4. Achei o seu trabalho brilahnte lindas fotos sou estudante de arquitetura e essas amostras irão me ajudar muito obrigada.
    juliana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s