São Paulo nos anos 40 por Pierre Verger


Pierre Verger nasceu em Paris em 1902. Em 1932 aprendeu as regras básicas da fotografia com seu amigo Pierre Boucher e começou a viajar pelo mundo, viagem que durou 14 anos. Para sobreviver e continuar viajando, negociava suas fotos com jornais, agencias e centros de pesquisas.

Em 1946 ele desembarcou na Bahia. Se apaixonou pela terra e pela cultura africana e fixou residência em Salvador. Em 1948 foi para a África pesquisar os rituais religiosos africanos, e começou a divulgar essa cultura em exposições na Europa. Passou a viver entre a África, a Europa e a Bahia, e a Vila América (casa onde morou em Salvador) foi transformada por ele na sede na Fundação Pierre Verger, que reune seu acervo fotográfico.

Publicou alguns livros de fotografia muito conhecidos, em francês e em inglês, e no Brasil publicou “Retratos da Bahia – 1946 – 1952” (com várias reedições), “50 Anos de Fotografia” e “Orixás, os Deuses Iorubas na África e no Novo Mundo”.

O seu acervo fotográfico tem fotos de vários países e cidades, e foi no site da Fundação que eu selecionei as que apresento aqui. São fotos da cidade de São Paulo, tiradas entre 1940 e 46.

Avenida São João

Avenida São João, com o Ed. Martinelli a direita

avenida-sao-joao-outra-1940-46Rua do Gazômetro

anhangabau-1940-46Vale do Anhangabaú – com o prédio da Light (hoje shopping light) e do ex-Mappin

vale-do-anhangabau-1940-46Outra vista do Vale do Anhangabaú – em primeiro plano da esquerda para a direita o Clube Comercial e o Palacete do Conde Prates hoje já derrubados

viaduto-do-cha-1940-46O Viaduto do Chá – No fundo a direita o Teatro Municipal

palacio-das-industrias-1940-461O Palácio das Indústrias no Parque D. Pedro

sao-paulo-1940-46São Paulo

praca-da-republica-1940-46O Parque D. Pedro (quando ele era parque)

praca-das-bandeiras-e-hotel-sao-paulo-1940-46Praça das Bandeiras e o Hotel São Paulo a direita

As fotos ampliadas podem ser compradas no site da Fundação (foto@pierreverger.org) ou nos seguintes lugares: AM Galeria de Artes em Belo Horizonte, Galeria Paulo Darzé em Salvador, Pequena Galeria 18 no Rio de Janeiro e na Out of this world – em Montreaux – Swiss

(para ver o post com fotos de Pierre Verger do Rio de Janeiro nos anos 40 clique aqui)

10 pensamentos sobre “São Paulo nos anos 40 por Pierre Verger

  1. o parque d.pedro tem uma historia muito importante na vida de sp e especialmente na de minha familia, pois em 1948 meu pai começou a fazer transporte de cargas entre mg e sp e foi ali no n. 784 que nossa historia se inicia. Somos de MG mas temos um grande amor por SP pois essa terra é o alicerce do Brasil.

  2. Pingback: Teatro Municipal « História de São Paulo

  3. Algumas pequenas correções:
    Foto 2:Não é a avenida São João;
    Foto 4: Não são o Palacete São Paulo e o Santa Helena (estes são da praça da Sé e o Palacete São Paulo ainda existe lá). São o Clube Comercial e um dos palacetes gêmeos do Conde de Prates, demolidos nos anos 60;
    Foto 8: Não é a praça da República , mas o parque Dom Pedro II.

Deixe um comentário