giverny14

O Jardim de Monet em Giverny


monet_seerosenteich_dia

Monet morou em Giverny durante vários anos, onde pintou seus famosos quadros da série das Nenúfares. Sua inspiração era o jardim de sua propriedade.

waterlili

Seu jardim tem duas partes: um jardim de flores denominado Clos Normand em frente à casa e um jardim aquático japonês que fica do outro lado da estrada. Os dois jardins são contrastantes e complementam um ao outro.

O Clos Normand de aproximadamente um hectare, foi transformado por Monet num jardim cheio de perspectivas, simetrias e cores.

giverny3A área foi dividida em dois canteiros de flores onde espécies de várias alturas criam o volume. Árvores frutíferas e ornamentais são apoios para roseiras trepadeiras, além de coloridos grupos de flores anuais. Existe uma mistura de flores silvestres com espécies mais raras.

giverny2A aléia central é fechada por uma arcada de metal onde rosas trepadeiras crescem. Outras roseiras se firmam nas balaustradas da casa. Monet não organizou nem desenhou seus jardins: ele as plantava de acordo com suas cores e as deixou crescer de forma livre. Com o passar dos anos ele passou a se interessar cada vez mais por botânica, e dizia que seu dinheiro ia todo em seu jardim.

giverny4

giverny

giverny15

giverny16

O jardim aquático fica num terreno comprado por Monet em 1893, 10 anos depois de sua chegada à Giverny. Este terreno é cortado por um pequeno riacho, o Ru, que é um afluente do Epte, por sua vez um afluente do Sena. Com o apoio da Prefeitura, Monet logo construiu ali uma lagoa para plantas aquáticas, ainda que isso tenha sido motivo de reclamações da vizinhança que achava que as plantas poderiam envenenar a água.

giverny5

Anos mais tarde o lago foi aumentado, chegando ao tamanho que ele tem atualmente. O jardim aquático é cheio de assimetrias e curvas e foi inspirado em desenhos de jardins japoneses que Monet colecionava avidamente.

giverny6

Nesse jardim fica a famosa ponte japonesa que ele pintou, uma touceira de bambus e todos os nenúfares que florescem durante todo o verão. O lago é fechado por vegetação e dessa forma fica separado em termos paisagísticos dos campos do entorno.

giverny7

giverny8

giverny9

giverny11

giverny13

giverny14

(as fotos me chegaram por email, sem créditos) (obrigado Jorginho)

95 pensamentos sobre “O Jardim de Monet em Giverny

  1. Olá!
    Um pintor genial!
    Gostava das coisas bonitas e relaxantes.
    Entre outras, veja os jardins belíssimos aqui divulgados!
    Robert

  2. O jardim de Monet euma das mais belas obras de arte de todos os tempos e lugares

  3. lindo, lindo, lindo…. adoro Monet… minha sobrinha de 3 anos também adorou as fotos, ela estudou sobre Monet na escola que frequenta. achei brilhante a idea da professora d mostrar umas fotos dos quadros desse brilhante pintor na classe!

  4. jardins muito lindos. seria ainda melhor se estivessem nos quintais de nossas casas…

  5. É bom encontrar coisas interessantes na net, pois os meios sociais estão cada vez mais repetitivos, e chatos, adorei, admiro muito as “coisas” do Japão.

  6. Acho maravilhoso o jardim de Monet…estou muito perto de realizar o meu grande sonho, visitá-lo pessoalmente.

  7. Não sei qual era a técnica que ele usava,mas sei que o cara pintava com a alma,parece que tem vida seus quadros!

  8. Pingback: Paris 2010: dicas de um roteiro de sete dias inesquecível « Fui e vou voltar

  9. ola!!! faz tempo que eu não entro nesta pagina..meu sonho é algum dia poder conhecer o jardim de monet em Giverny.enquanto isso não acontece continuo apreciando as imagens que voçe disponibiliza.
    obrigado por esse presente.

  10. Amo tudo q s refere ao Monet,ele e muito especial para mim.Gostaria de te-lo conhecido pessoalmente

  11. o quadro da esposa de monet é maravilhoso. voce percebeu o vestido sendo tocado pelo vento. só de falar eu arrepio.

  12. a primeira vez que eu vi a foto do monet , figura com visual grosseiro. me surpreendi com tamanha sensibilidade e delicadeza de enxegar a natureza tal qual ela é.
    Retratando as telas em horários diferentes. ou seja, dando luminosidade em suas telas. Adoro olhar as pinturas de monet. pois me acalma e faz com eu sonhe com um mundo de fantasia. mesmo sendo em um mundo real.

  13. Visitei a casa eos jardins de MONET,ACHEI MUITO LINDO,fiquei encantado com o tamanhoho das flores ,princpalment as Dálias.Todos que gostam de arte,e, estão em Paris,devem ir lá pois é tão perto de.

  14. Parece ser legal a sua a arte mais não me ligo mt nessas coisas de pintura mais eu acho mt legal
    Voce parece ser mt realista eu gosto disso

  15. nossa estas obras são exelentes e muito bonitas !!!!rsrsrs
    e ate me ajudou no meu trabalho de arte!!!

  16. impossivel, qualquer comentario seria muito menor do que a espiritualidade da arte. em cada tela em que ele pintou , com certesa, ele comunhou com Deus.

  17. Cecília obrigada por me responder. Fiz uns slaids para mostrar aos meus alunos de quatro anos, pois estamos estudando o pintor Monet e eles ficaram encantados. Irei mostrar também na culminância do trabalho, que será aberto aos pais.

  18. Alessandra são fotos do jardim realmente, não são pinturas, e não tenho essa matéria em um arquivo que eu possa enviar, elas são publicadas direto no blog. Mas você pode copiar e colar num arquivo de word, sai direitinho. Abs

  19. amei a exposição das obras: o jardim de Monet em giverny. gostaria de receber em meu e-mail.

  20. Divino, como se tivesse caminhando no ceu,ceu esse que so Jesus poderia ser o autor, que provavelmente inspirou o artista.

  21. Amo as pinturas de Monet .

    Já ví algumas em Paris mas não desisto nunca de vê-las onde e como

    tenha a chance.

  22. amigos estou indo a Paris esta semana e os quadros de Monet, visto aqui, estão servindo de grande inspiração, uma prévia do que vou encontrar em Giverny. Um forte abraço>>>>>>>>>

  23. Nunca as imagens da natureza, foram tão excelentemante representadas na tela!

  24. adoro as ninfeias adorei que apareceu na novela viver a vida tem mais imagens?

  25. belissimo,eu ainda irei ai .eu minha mae somos facinadas por Claude monet,parabens.flavia-13 anos e rita-46

  26. adoro as pinturas de
    Monet ,mas acho q vcs deveriam
    colocar o nome das pinturas para quem
    ñ souber ficar sabendo

  27. Não dá nem para acreditar que existem coisas tão maravilhosas como essas do jardim de Monet. Amei!

  28. Nada é mais belo que a natureza, mesmo que esta seja recriada pelo próprio homem……….

  29. adorei ver na novela o comentario sobre o notavel artista monet,gosto de pintar, e estou com a vista nao muito boa,porem me ensentivou o comentario.

  30. Lindo, Nunca havia me interessado, apenas conhecia o nome de monet, as cenas da novela despertaram meu interesse, e é lindoooooo

  31. acabei de ver no capítulo da novela das 9:00 um casal visitando a casa de Monet e mostrando as paisagem que foreampintadas por ele; enquando as apareciam o ator contava a história de Monet, que acabou despertando em mim a curuiosidade de vir até o computador para ver e saber mais sobre este incrível artista. Obrigada por suas imagens ecomentários

  32. É tudo tão lindo e como a natureza nos transporta para um mundo que parece mágico, mas é real.

  33. Fantástico!!!
    As fotos de obras de Monet nos levam a sonhar! E tbém pra informação…eu desconhecia a existência do jardim de onde saíram tão lindas telas!!!

  34. Acho lindas as pinturas de Monet, eu e meus amiguinhos da escolinha estudamos na apostilha sobre suas pinturas.
    sou o Vinicíus e tenho 4 anos.

  35. Ameei Esse Contéudoo fooi tudoo que eu preciisei pra uma pesquisa escoolar obg beijoos*–*

  36. you is excelent. Há me desculpa, eu não sei falar ou escrever em inglês direito mais eu vou aprender, bom mudando de assunto, suas obras são incríveis, sério, você é demais, eu amo várias obras suas, mais a que eu mais me destaquei foi o jardim de monet, é demais, a pintura, a cor que foi usada, os detalhes, muito Bom. VALEU!!!!!

  37. você um artista muito bom, quer dizer você é otimo, o quadro que eu mais gosto é o jardim de monet, é lindo eu farei um igual no meu trabalho de artes. beijos!!!!!!!!!

  38. Parabéns pela matéria, esta seleção de fotos está muito bonita e o texto está interessante.

Deixe um comentário

