2462745469_154081bdec

Graffiti em São Paulo – Os gemeos/ Graffiti in São Paulo – the twin brothers


Otávio e Gustavo Pandolfo. Ou, simplesmente, osgemeos. Eles viajaram o mundo por conta das personagens que pintam pela cidade desde o fim da década de 80. Para os irmãos, o graffiti permite expressar sentimentos contraditórios da vida na metrópole.
No bairro do Cambuci, região Central da cidade, muitos muros descascados e imóveis abandonados receberam estampas de estranhas figuras amarelas e cabeçudas, com corpos quadrados e membros finos. Elas se destacam entre outros trabalhos de grafiteiros com os quais convivem: são delicadas e parecem fazer parte de uma outra realidade.
Desde que foram levados ao exterior para mostrar seus trabalhos na Alemanha, em 1999, osgemeos viajaram por diversos países da Europa e pelos Estados Unidos, expondo, criando e aprendendo. A primeira mostra individual dos gêmeos idênticos de 33 anos, no Brasil, aconteceu em 2006 na Galeria Fortes Vilaça, com o título de “O Peixe que Comia Estrelas Cadentes”.

Acompanhe parte de uma entrevista que eles deram para a Revista Urbs da Associação Viva o Centro:

Urbs: Para vocês existe graffiti consentido?

G: Sim. Ele só tem que estar na rua. Fazer parte do dia-adia. Antes tinha mais aquela coisa de que o graffiti tinha que ser ilegal, e você tinha que viver no anonimato. Mas o Brasil é diferente nesse sentido. A gente começou a pintar na rua de dia, na cara de todo mundo, na frente da polícia, na frente das pessoas.

Urbs: Por que vocês quiseram fazer graffi ti durante o dia?

G: Para mostrar às pessoas que estamos fazendo uma coisa legal, bacana. Apesar de ser graffiti, de estarmos colocando o que a gente quer, colocando o nosso nome lá, a gente não está fazendo nada errado. Não é vandalismo. É arte, sim. Você está embelezando a cidade.

O: O graffiti sempre foi visto de uma forma legal no Brasil.

Urbs: Você acha?

O: Nunca foi visto como crime ou vandalismo.

Urbs: Por isso vocês sempre assinaram seus trabalhos na rua?

O: Sim, sim. Acho que o anonimato era uma necessidade na época do Jânio Quadros [ex-prefeito de São Paulo, porque rolava uma perseguição. Hoje não tem mais sentido.

Urbs: Como vocês escolhem os locais para intervir?

G: Os lugares é que chamam a gente para pintar. A gente presta mais atenção nas paredes do que no trânsito.

O: Não tem como você viver numa cidade como São Paulo e ficar quieto. Se a gente não pintasse, a gente ia fazer qualquer outra coisa. Morar aqui, sair na rua, pegar um ônibus, andar de carro, é doideira. São Paulo é uma cidade louca. Você precisa fazer alguma coisa, senão ela vai fazer com você.

G: Ela te força a falar alto. Ou você tenta mudar um pouco a cidade, ou ela vai te mudar. Nós preferimos usar a cidade.

Leia toda a reportagem da Urbs aqui

27 pensamentos sobre “Graffiti em São Paulo – Os gemeos/ Graffiti in São Paulo – the twin brothers

  1. caracas faço uns graffites tambem parei com a pixaçao e comecei a fazer uns graffits seu estilo e pancada ass (friday 13 ) valeu

  2. Está autorizado, Alexandre, mas sempre cite fontes, ok! Abraços e boa sorte.

  3. OLA. SOU UNIVERSITARIO DA AREA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL.ESTOU FAZENDO MINHA CONCLUSAO DE CURSO, COM O TEMA HIP HOP,MOSTRANDO A SOCIEDADE A IMPORTANCIA DA MUSICA NEGRA E SUAS INFLUENCIA NA HISTORIA DO BRASIL. E O QUANTO ESSA CULTURA É MARGINALIZADA . EM MEU TRABALHO QUERO MOSTAR AS NUANCES DA HISTORIA DO HIP HOP,E QUANTO ELA CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DO INDIVIDUOS PENSANTES. GOSTARIA DE MANTER CONTATO E AUTORIZAÇÃO PARA PODER USAR ESSE SITE PARA PUESQUISA UNIVERSITARIA. FOLKE1900@HOTMAIL.COM
    FACULDADE SANTA TERESA D’AVILA LORAN SAO PAULO.

  4. Não existem palavras para descrever o talento desses Dois Irmãos .
    São extraordinarios no que fazem !

  5. Bem vi vc em um entrevista na tv brasil . maneiro seu trabalho , ja to pensando em entra nessa ja q naminha cidades , exestem pouco trabalhos assim , parabens ..

  6. Osgemeos. trabalhos hilários, muita criatividade sem restrição, pensamentos envolvidos em atitudes. OSCARAS’ eu diria .

  7. Parabens pelo trabalho dos caras!!
    concerteza é uma arte que nós devemos aplaudir..
    Muita sucesso para os dois…abraços!

  8. Eurício reclamar você tem todo direito. Agora gritar é desrespeito, além de falta de educação.

  9. gostei. mas NÃO TEM A PORRA DO TÍTULO NESSAS IMAGENS..
    NEM A DATA A TÉCNICA NADA.
    NA HORA DE FAZER UMA COISA PELO MENOS FAZ DIREITO

  10. ESTOU TRABALHANDO O GRAFFITI COM A EDUCAÇÃO INFANTIL ADOREI AS IMAGENS SE PUDERAM ME AJUDAR COM IDÉIAS OU SUGESTÕES AGRADEÇO. TRABALHO EM UM CIRCO ESCOLA NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO

  11. Boa tarde, sou adimirador dos trabalhos de voceis e gostaria muito de saber ce voceis tambem pintatão telas , eu estou perto de voceis estou na bela vista na rua rui barbosa esquina com a conselheiro carrão enfrente ao antigo teatro zacaro, tenho um galpão de esquina bem legal para exibir sua arte.

    Armando

  12. véi, os caras são tão foda que viraram tema de um trabalho do meu colégio. po, muito show os grafittis (y)

  13. Os gemeos com seus desenhos exóticos e super interessantes estão deixando a cidade cada vez mais linda e divertida eu curto bastante esse tipo de trabalho que é com certeza uma arte maravilhosa,parabéns.

  14. Ahoo família
    estamos desenvolvendo projetos de educação de GRAFFITE em áreas carentes do rio de janeiro. Organizamos Multirões de graffite e arte, além de trabalhar para a difusão da arte graffite pela cidade.
    Gostaria de saber se vcs tem interesse em vir ao RJ para participar de nossos multirões com sua excelente arte e para nos dar uma ajuda nos projetos de educação pelo graffite que estamos desenvolvendo?
    Om Mitaku Oiassim.

  15. queria saber se vcs aceitariam o convite de estar participando de um encontro de graffiteiros num dos maiores muros do vale do paraiba (Caçapava-sp).se vcs podessem paraticipar seria muito bom para a cultura graffiti no vale , sendo que agora esta acomtecendo varios projetoa em parceria com aprefeituras e ongs.socias , até entâo e obrigado por nos causar inspiração , e aguardo resposta mesmo que seje não , jah bless.

  16. a esses irmão são simplesmeste sem comentario

    naum é atoa q vcs fazem suceso desde da decada de 80

    poh parabens

    sou de vcs …….

    a e assisti a reportagem q passou na hebe do graffit do castelo com aquela mina tbm

    poh muito loko show ……valew ….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s