23huto-slide11

As mudanças nos bairros de Pequim/ Beijing’s neighborhoods face changes


(Este artigo foi publicado no New York Times. Para ver o artigo original clique aqui/ This news was published in the New York Times. To see the original news hit here)

Pequim vem passando por uma grande transformação nos últimos anos, principalmente a partir de 2001 quando a China foi escolhida para ser a sede dos jogos olimpícos desse ano. Isso está fazendo com que muitos dos seus bairros históricos estejam sendo descaraterizados, destruindo as intermináveis vielas, ou “hutongs”.

Rua Qianmen Dongdajie em Julho de 2008

Casa construída no período da dinastia Qing parcialmente derrubada para a construção do novo edifício do Ministério dos Transportes

Quando os movimentos preservacionistas começaram a denunciar essa situação já estava dificil saber onde houvera antes as casas com esquadrias de madeira e telhados pontiagudos de telhas de barro. A identidade do bairros já tinham sido destruídas pelo grande número de prédios que foram sendo construídos.

Uma casa reformada próxima a Nanluogu Xiang

Agora na tentativa de preservar o que sobrou, os preservacionistas chineses estão encontrando um novo problema, a gentrificação, porque as casa antigas com pátios internos que sobraram se transformaram em símbolo de status para os mais ricos. Com dinheiro sendo colocado para fazer a renovação desses espaços, a gentrificação está mudando todo um modo de vida que ainda subexiste nestes locais.

Os bairros hutong datam do 13º século, quando o traçado em tabuleiro de xadrez de Pequim foi criado. O desenho dos bairros manteve-se praticamente inalterado no começo do século 20 até a tomada do poder pelos comunistas em 1949. Nos anos 60, quando a população de Pequim aumentou muito, 3 ou 4 famílias passaram a ocupar uma casa tradicional, onde antes somente uma a ocupava.

Necessitando de espaço, os novos ocupantes foram ocupando os páteos com cozinhas e despensas, transformando o que era um espaço bem ventilado e iluminado em uma sufocante sequencia de cômodos. Poucos tinham instalações de água e logo os ricos hutongs se transformaram em locais encortiçados.

Na área de Qianmen, que já foi um local que concentrava casas de chá e teatros, os hutongs foram substituídos por shopping centers e prédios de escritórios de fachadas pós-modernas de gosto duvidoso. Na foto acima pode ser visto tudo que sobrou dos velhos portais de Pequim. A rua comercial transformou-se numa avenida de 8 pistas que só pode ser atravessada por passarelas de pedestres.

Hoje uma casal bem de vida vive com uma única criança numa casa com páteos que abrigava antigamente mais de 12 pessoas. Ruas que já foram cheias de vida hoje são mais silenciosas do que igrejas. Nanluogu Xiang no Distrito de Dongchen, antigamente um bairro misto, com casas com pátios e lojas na frente, tornou-se agora uma sequencia de lojas de camisetas e cafés para turistas. Parece claro que o governo chinês precisa respirar fundo e ponderar o que deve sacrificar do antigo passado dessa cidades. Eles precisam desenvolver uma estratégia ampla que possa servir de modelo para Pequim, mas também para o resto do mundo. E tempo, parece, é algo que Pequim não tem.

A área hutong de Qianmen ao entardecer

Posts sobre a China/ Posts about China:

Aeroporto Internacional de Pequim/ Beijing International Airport

Sonhos de crianças – Ordos/ Children dreams – Ordos

<!– /* Font Definitions */ @font-face {font-family:”Cambria Math”; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:1; mso-generic-font-family:roman; mso-font-format:other; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:0 0 0 0 0 0;} @font-face {font-family:Calibri; panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1073750139 0 0 159 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:””; margin-top:0cm; margin-right:0cm; margin-bottom:10.0pt; margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,”sans-serif”; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:”Times New Roman”; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;} a:link, span.MsoHyperlink {mso-style-priority:99; color:blue; mso-themecolor:hyperlink; text-decoration:underline; text-underline:single;} a:visited, span.MsoHyperlinkFollowed {mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; color:purple; mso-themecolor:followedhyperlink; text-decoration:underline; text-underline:single;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:”Times New Roman”; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;} .MsoPapDefault {mso-style-type:export-only; margin-bottom:10.0pt; line-height:115%;} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} –>

Estádio Nacional Olímpico de Pequim – Beijing National Olympic Stadium

As novas grandes muralhas da China/ The new great walls of China

Um pensamento sobre “As mudanças nos bairros de Pequim/ Beijing’s neighborhoods face changes

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s