imagem10

Construíndo Nova York nos anos 30/Building New York in the 30s


O Rockefeller Center, em Nova York, foi construído nos anos 30… A foto a seguir foi tirada em 1932, por Charles Ebbets, e é uma foto mundialmente conhecida.

The Rockefeller Center, in New York, was built in the 30s… The photo below was taken in 1932 by Charles Ebbets, and it’s a photo known in the whole World.

“Lunch atop a skyscraper”

Mais uma que pode ser encontrada em posteres na Internet. Rola um pps pela internet com essas fotos falando da falta de segurança que havia para os operários da construção civil nessa época, e apontando as fotos como exemplo. Provavelmente isso é verdade, mas as fotos não são exemplos disso. Se vocês reparem bem vão ver que são fotos montadas. Vejam que está focada tanto a paisagem de fundo das fotos quanto os operários nas vigas. Numa foto só isto é impossível de ser feito. Também numa altura dessa não tem nenhum vento balançando a roupa dos operários. Também seria impossível. Então só há uma explicação, foram tiradas duas fotos, uma da paisagem do alto dos edifícios, e outras com os operários sentados em vigas em estúdio, e depois as fotos foram montadas uma sobre a outra.

One more that you can find in posters on Internet.

“Resting on a girder”

Essas fotos foram colecionadas a partir de 1936 por Otto Bettmann, e sua coleção – o arquivo Bettmann – tem mais de 11 milhões de fotografias. Hoje esse arquivo pertence a empresa americana CORBIS.

These photos were collect since 1936 by Otto Bettmann, and its collection – the Bettmann file – has more than 11 million photos. Nowadays this file is owened by the american company CORBIS.

Outras fotos, essas sem autoria conhecida, a maioria do arquivo Bettman/ Other photos, almost of them from Bettmann file

15 pensamentos sobre “Construíndo Nova York nos anos 30/Building New York in the 30s

  1. Concordo com o Josias e digo mais: se imaginarmos um plano sob os pés dos homens, na primeira foto, veremos que todos apoiam a sola ou as pontas neste plano e fala sério, quem vai bater papo e discutir detalhes de planta de obra sobre uma viga nesta altura ?

  2. Hoje em dia nos trabalhos que envolvem altura, pelo incrível que pareça, ainda encontramos situações muito parecidas à estas, das fotos…

  3. Não há dúvidas de que são montagens… ex: na primeira foto o primeiro homem está direcionado para o segundo, eles estão conversando. Reparem que a perna esquerda de ambos está apoiada sendo que o joelho fecha o ângulo acima da bacia, isso acontece também com o quarto e o quinto homem. Agora o terceiro homem é ainda mais intrigante, reparem que ele está apoiado sobre a perna direita, que logicamente deveria estar apoiada no chão ou obviamente ele teria despencado lá de cima. E por aí vão as evidências. Tente você mesmo encontrar alguma. Abraços.

  4. Pingback: Mundo do Photoshop – Incautos do Ontem

  5. as fotos são reais, sim.

    no segundo operário (esquerda pra direita) da primeira foto, pode-se ver o cabelo do cara levantado, provavelmente pelo vento.

    quanto ao “foco”, chama-se profundidade de campo, e a falta do ‘desfocado’, deve-se à pequena abertura do diafragma.

    do wikipedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Depth_of_field): Decreasing the aperture size reduces the size of the blur circles for points not in the focused plane, so that the blurring is imperceptible, and all points are within the DOF.

  6. Nossa fiquei deslumbrado com essas fotos da impressão de estar na altura igual os personagens das fotos maravilhoso

  7. vendo as imagens das casas malucas, lembrei que seria legal se alguém tiver fotos da casa BOLA, que fica na rua amauri no itaim. A casa foi feita para o publicitário Washington Olivetto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s