beachvacation2-1

Bons espaços públicos 3/ Great public spaces 3


No website Great Public Spaces os leitores elegem seus locais preferidos e enviam comentários e fotos para serem lá publicadas. Veja quatro exemplos de locais que os leitores, e o website, acham bons lugares. Eu publico hoje o terceiro exemplo desses espaços. Os comentários seguem o seguinte roteiro: Porque é marcante? quando é apresentado um resumo das qualidades do local, e Porque é um bom lugar? , onde são apontados 4 pontos: 1- acesso e relação com outros territórios, 2- conforto e imagem, 3- usos e atividades, 4- sociabilidade e finalmente um pequeno histórico do local. Fica aqui um convite para que você me envie fotos dos seus locais preferidos e seus comentários, que eu publicarei no blog. Vamos eleger nossos bons espaços públicos.

Praia Asafra – Alexandria – Egito / Asafra Beach – Alexandria – Egypt (hit here to read the text in English) – Submetido por Nada Ishaq

Os egípicios dizem “Alexandria é Asafra”: a praia que acompanha a principal rua da cidade.

Porque é marcante?

Asafra é uma praia em forma de baías. Dessa forma quando você caminha por ela, ela parece estar chegando ao fim, e você fica surpreso quando percebe que tem uma outra baía na sua frente. Você pode ver o por-do-sol de cada uma dessas baías.  Você também pode ver lugares antigos que foram construídos quando essa praia era calma e ficava ao largo de toda a movimentada vida desta cidade. Alguns importantes edifícios, como a Biblioteca de Alexandria, estão localizados em frente à praia.

A coisa mais interessante de Asafra é que ainda que esta seja muito comprida, e não especialmente bonita ou embelezada, ela está sempre cheia de vida e de pessoas, durante todo o dia e até tarde da noite. Se você decidir dar uma caminhada, você ficará surpreso por ter caminhado horas sem perceber. Talvez seja por existir vários lugares onde você possa se sentar e relaxar, ou talvez pelos diferentes produtos que você possa comprar de todos os vendedores ambulantes que circulam em carroças ao longo da praia. Talvez seja pelos egípcios que são cheios de vida e de entusiasmo. É o tipo do lugar que você pode esquecer da vida.

O que faz de Asafra um bom lugar?

1. A praia fica no limite noroeste da cidade, e a principal rua corre paralela a ela. Em relação ao acesso é preciso dizer que existem alguns problemas. A praia é acessível para pedestres através de passagens subterrâneas que ligam os dois lados da avenida de trânsito pesado, mas a velocidade dos carros é contraditória com o ainda pacífico convívio que a praia aparenta ter.

2. A coisa mais estranha é que apesar do panorâma marítimo, os equipamentos existentes na praia não são bem projetados em termos de arquitetura e paisagismo. Há diferentes tipos de lugares e de restaurantes ao longo da praias, mas tenho que dizer que eles não se sobressaem. Todos os edifícios do outro lado da avenida tem 10 pavimentos, sejam os hotéis 3 estrelas ou os edifícios residenciais, mesmo assim você se sente muito confortável lá.   A praia geralmente está limpa. Em alguns trechos os equipamentos são novos, em outros tem boa manutenção, mas há trechos que parecem abandonados.

3. Eu fiquei num hotel defronte a praia por 4 dias, e eu nunca a vi vazia. Alguns trechos da praia não são muito usados, mas estas áreas simplesmente desaparecem na bela paisagem e você não consegue percebe-las a não ser que se concentre muito.

4. É um local de muita sociabilidade. Eu vi pessoas de todas as idades lá. Grupos de adolescentes de ambos os sexos passeiam, conversam e se divertem. Idosos se sentam no muro de 1 m de altura que separam a praia da calçada. Eu também vi pessoas sentadas com olhares distantes ou pensativos, como se estivessem sentados no sofá de suas casas pensando sobre a vida e sobre seus problemas. Esta sociabilidade é a principal razão por que eu gosto da praia apesar de seus pontos negativos.

História e passado

Eu penso que o sucesso de um local público também depende da vida social do povo. No Egito a pessoas adoram sair: famílias, solitários, grupos de amigos, e pessoas de idade sentam-se e ficam olhando a vida passar. Os egípcios dizem: “Alexandria é Asafra”, o que significa que toda a vida de Alexandria, como uma cidade costeira, acontece na praia.

(clique aqui para ler o primeiro artigo dessa série/hit here to read the first article of this serie)

(clique aqui para ler o quarto artigo dessa série/ hit here to read the fourth article of this serie)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s