1927032-miraflores-lima-1

Bons espaços públicos 4/ Great public spaces 4


No website Great Public Spaces os leitores elegem seus locais preferidos e enviam comentários e fotos para serem lá publicadas. Veja quatro exemplos de locais que os leitores, e o website, acham bons lugares. Eu publico hoje o quarto exemplo desses espaços. Os comentários seguem o seguinte roteiro: Porque é marcante? quando é apresentado um resumo das qualidades do local, e Porque é um bom lugar? , onde são apontados 4 pontos: 1- acesso e relação com outros territórios, 2- conforto e imagem, 3- usos e atividades, 4- sociabilidade e finalmente um pequeno histórico do local. Fica aqui um convite para que você me envie fotos dos seus locais preferidos e seus comentários, que eu publicarei no blog. Vamos eleger nossos bons espaços públicos.

Distrito de Miraflores – Lima – Peru / Miraflores District – Lima – Peru (hit here to read the text in English) – Submetido por Alexander Ngai

Uma interessante combinação de paisagem natural, história e empreendimentos modernos na costa sul-americana do Pacífico.

Porque é marcante?

Miraflores, no Peru, foi no período colonial um vilarejo de pescadores. No final do período colonial tornou-se uma área agrícola e de veraneio devido a presença de pequenos córregos do delta do rio Rimac.  Atualmente é o distrito dos jardins e das mais concorridas praias da cidade. Sem dúvida, é também um distrito de hotéis e turístico por excelência. O bairro é moderno, alegre, colorido e muito agrádavel de passear e aproveitar as grandes áreas comerciais, os parques e os espaços ajardinados.

É uma área de intensa atividade artística e cultural, o que é propiciado por bons teatros, cinemas e galerias de arte. É também onde fica o templo pré-incaico de Huaca Pucllana. Visite seus cafés, pubs e restaurantes e aproveita a brisa nos jardins recuperados, que aos domingos atraem centenas de moradores e turistas para as exposições de pintura e eventos musicais. A localização do distrito não podia ser melhor.

O que faz do Distrito de Miraflores um bom lugar?

1. O coração de Miraflores é o final de uma antiga rua tronco que o ligava ao centro antigo de Lima, e é próximo de uma avenida expressa que facilida uma ligação de alta velocidade. Os caminhos para pedestres são bem organizados e o parque central é um ótimo local de encontro para os moradores das áreas do entorno.

O Parque do Amor

2. O bairro dá uma primeira impressão muito boa, especialmente quando se anda pelos arborizados boulevardes ou pelas pequenas ruas. Os equipamentos comunitários são mais comuns nas áreas públicas do centro do distrito e existem áreas de descanço e lazer ao longo da costa. Tudo é muito limpo e bem mantido. A área é relativamente segura para os padrões de Lima, ainda que o congestionamento e o barulho dos carros seja muito alto nas horas de pico. Mesmo assim o ambiente é agrádavel ao pedestre.

3. Há uma mistura de atividades com um predomínio de comércio ao redor do bonito Parque Central. O centro é rodeado por áreas residenciais pitorescas. No centro do distrito há varias áreas de compra e de escritórios, com uma variedade de atividade ao longo do dia. A vida noturna é muito atraente e mostra uma outra feição da área. A variedade de pessoas em idades diferentes é também interessante uma vez que a vida noturna tem atrações para cada diferente grupo, dos jovens aos idosos. As atividades coletivas são encorajadas pela generosidade das áreas públicas, mas os passeios solitários são também agrádaveis. Há uma grande possibilidade de escolhas.

4.  De uma forma geral as pessoas são amigáveis e atenciosas. O distrito é muito especial e orgulha-se de ter sido o local de resistencia contra os Chilenos na Guerra do Pacífico, quando o Peru e a Bolívia lutaram contra o Chile. A área é reconhecida como um local turístico por seus equipamentos e pela bela paisagem.

Veja o primeiro post dessa série clicando aqui/ Read the first post of this serie hitting here

3 pensamentos sobre “Bons espaços públicos 4/ Great public spaces 4

  1. Adorei!!Já morei em Miraflores quando criança e gostei!!!Amei ver as fotos e ler sobre a história do lugar!!!Nossa, Miraflores continua linda!!!Parabéns pelo blog!!!

  2. Nossa, muito legal teu blog! Estava procurando imagens de arquitetura contemporânea e clicando aqui e ali acabei encontrando teu site.
    Sou estudante de Arquitetura (e Urbanismo – porque as pessoas geralmente esquecem dele?), 2º semestre, e com certeza “The Urban Earth” entrou nos meus favoritos. Vou acessar sempre que possível porque achei muito interessante.
    Parabéns!🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s