tenreiro-cadeira

Móvel moderno no Brasil – Cadeiras e sofás de Joaquim Tenreiro


Joaquim Tenreiro nasceu no ano de 1906 em Melo (Portugal) e faleceu em Itapira (SP) em 1992. Tenreiro  trazido pelos pais ao Brasil, viveu aqui em dois períodos, dos 3 aos 7 anos e, depois, dos 19 aos 20 anos. Mais tarde, já casado, decidiu emigrar de vez para o Rio de Janeiro, onde a princípio ganhou a vida como carpinteiro.

Em 1929 matriculou-se num curso de desenho mantido pelo Liceu Literário Português e, dois anos mais tarde, seria dos membros mais ativos do  Núcleo Bernardelli.

Enquanto aprimorava suas aptidões artísticas, Tenreiro ia adquirindo boa reputação como designer, trabalhando de 1933 a 1943 em firmas como a Laubisch & Hirth, a Leandro Martins ou a Francisco Gomes, especializadas em fornecer móveis imitativos dos velhos estilos franceses, italianos, portugueses e de outras origens.

Em 1941, veio a grande mudança, ainda quando ainda trabalhava na Laubisch & Hirth. Atendendo uma encomenda, projetou para a casa do médico e colecionador Francisco Inácio Peixoto, em Cataguases, os primeiros autênticos tenreiros. É por isso considerado o “pai” do móvel moderno no Brasil.

Surgiram, então, os móveis inteiramente concebidos, projetados e executados por ele, e admiráveis pela sobriedade e beleza da forma e pela sábia utilização das preciosas madeiras brasileiras, combinadas entre si, ou a têxteis especialmente criados por artistas plásticos de renome.

Já em 1943 Tenreiro montara no velho Centro do Rio sua primeira loja-oficina – a Langebach e Tenreiro Ltda. Em 1947 abriu loja na então elegante Rua Barata Ribeiro, em Copacabana, transferindo-a em 1962 para a Praça General Osório em Ipanema.

Veja a seguir algumas cadeiras, poltronas e sofás projetados por Tenreiro

tenreiro-2

Leia mais sobre Joaquim Tenreiro:

Joaquim Tenreiro 1906-1992 (sobre sua atividade como artista plástico)

Joaquim Tenreiro na Wikipédia

Artesão Moderno

Um pouco do que eu gosto… um pouco do que sou

Cataguases: um olhar sobre a modernidade

14 pensamentos sobre “Móvel moderno no Brasil – Cadeiras e sofás de Joaquim Tenreiro

  1. Amarillis envia foto para ( kalebe106 moveis e antiguidades ltda. ) que vou poder te ajudar. Pois sou comprador e conhecedor do assunto em questão.

  2. Amarilis não sou especialista em mobiliário, e nesse sentido não posso lhe ajudar.

  3. Tenho uma cadeira de balanço atribuida a Tenreiro. Gostaria de verificar a autenticidade. Vc poderia me ajudar?

  4. Delcio não escrevi um livro chamado móvel moderno no Brasil. Vc está me confundindo com outra pessoa. E não sou especialista em mobiliário moderno. Não posso te ajudar, portanto. Abraços, Cecilia.

  5. Oi Maria Cecilia,
    Parabens pelo seu trabalho,Tenho seu livro Movel Moderno no Brasil que para mim somou muito.
    Eu sou Restaurador de moveis antigo artesao,miniaturista,apreciador do mobilirio,E tenho algumas cadeiras diferentes sera que voce pode me ajudar a identifica las?
    Posso lhe enviar algumas fotos.
    Grato pela atençao
    abs
    Delcio Pires

  6. Ola ,meu nome é MARIA DE LURDES TENREIRO LIMA e gostaria de saber mais sobre esta familia, pois calculo que talvez talvez eu tambem faça parte um pouquinho dela. Desde ja agradeço a quem me der noticias, e ficarei muito honrada se o fato for real.

  7. Gostaria de saber se é possível comprar (e onde) cadeiras do Tenreiro, em especial a nona foto, de cima para baixo, desta página!

  8. Ivete não sei onde você pode achar mais informações sobre esta cadeira. Só me lembro do livro sobre a obra de Tenreiro, editado em 1998 pela Bolsa de Arte do Rio de Janeiro. Talvez você encontre em alguma biblioteca ou sebo. Boa sorte, Cecilia.

  9. Preciso urgente de maiores informações sobre a cadeira de tenreiro ( a quarta acima-terceira após a de tres pés), para um trabalho de faculdade.

    Informações como: nome,medidas madeiras utilizadas,etc..

    Agradeço muitissimo.

    Ivete

  10. O Joaquim trabalha com madeiras de lei brasileiras, em especial o jacarandá, Wadson, e se inspirava nos seus belos veios.

  11. O joaquim gostava de trabalha com que tipo de madeira e fazia trabalho
    asento com couro

  12. Ola td bem ? bom como todos aqui sou um amante do movel moderno ( tenreiro , sergio rodrigues ,zanini, celina ) e outros mais , sou marceneiro e restaurados de antiguidades ( moveis) pelas minhas mãos ja passaram varias obras do mestre tenreiro a quem sou fã ,sei todas as tecnicas de acabamento da época feitas pelos operarios da mesma principalmente na parte de vernizes e tonalidades e estou a proucura de fotos de estantes do tenreiro pora tentar catalogar uma peça dele que encontrei aqui em minha cidade, por favor quem puder me ajudar ficarei muito agradecido ! obrigado e parabéns pelo cite

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s