16g

Arquitetura Contemporânea – Eslovênia


Conjunto Habitacional Social Tetris em Lubliana – Eslovênia

Escritório: OFIS Arquitetos

Construção: 60 apartamentos, 5.000m² de área construída, 4 pavimentos e 2 pavimentos abaixo do nível da rua para garagens

Tipos de apartamentos: 1 dormitório – 35 m² / 2 dormitórios – 69 m² / 2 1/2 dormitórios – 89 m² / 3 dormitórios – 103 m²

Custo de construção: 650 euros/m²

Preço de venda: 1.200 euros/m²

Período de construção – Fevereiro 2006 a Setembro 2007

Arquitetos-chefe do projeto: Rok Oman e Spela Videcnik

Equipe de projeto: Martina Lipicer, Nejc Batistic, Andrej Gregoric e Ana Kosi

andares ímpares

andares pares

Uma vez que a orientação do edifício é paralelo a uma movimentada rua, os apartamentos se abrem para balcões inclinados em 30º para o mais quieto e bem iluminado lado do terreno (sul). Estão planejados mais dois blocos que serão construídos no futuro, em ambos os lados do predio atual, portanto não foram abertas janelas para leste ou oeste. A fachada tem um desenvolvimento simples, simplesmente expressa a organização da planta.

A fachada interna estrutural é argamassada, a parede externa que abraça os terraços é vitrificada ou feita em painéis de concreto pré-moldado. Esse painéis são cobertos com madeira de três cores e formam um padrão vertical em zigzag. Os guarda-corpos dos balcões são também feitos de painéis pré-fabricados ou de metal.

12 pensamentos sobre “Arquitetura Contemporânea – Eslovênia

  1. SENSACIONAL!!!! COMO FUTUROS ARQUITETOS .. NÃO BASTA FAZER CONJUNTOS HABITACIONAIS POR FAZER .. E SIM PENSANDO NAS PESSOAS QUE ALI IRAM HABITAR E COMO ELAS SE SENTIRAM. MUITO BACANA!! GENIAL O ARTIGO. É MAIS UM PROJETO PARA NOVAS IDEIAS.

  2. Pingback: Arquitetura contemporânea na Eslovênia http theurbanearth wordpress com… « Notícias sobre a Eslovênia

  3. ola…estou concluindo um PCC e adorei o seu projeto vamos se inspirar nesse modelo!!porem estamos querendo saber se tem imagens com mais detalhes pois no nosso implantaremos acessibilidade!!!
    obrigado.

  4. Oi, gostaria de saber se vc tem as plantas e cortes desse projeto, achei muito interessante, e preciso e alguns modelos para realizar um trabalho de pesquisa, e esse me chamou muito a atenção, desde já obrigado.

  5. Obrigado, Cecilia Lucchese!
    Estava procurando conjuntos habitacionais para inspirarem um projeto meu aqui em Pernambuco e este é incrível! Obrigado por divulgar esse material! Bjos!

  6. Claudia você tem razão 650 apartamentos aí seria uma loucura. Fui checar e vi que 650 é quanto terá todo o conjunto, com mais 2 prédios que serão projetados ainda. Neste nós só (!?) temos 60 apartamentos. Já corrigi a informação no artigo, obrigada!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s