kleinhansmusichall2

A arquitetura de Buffalo – USA


Buffalo é uma cidade localizada no oeste do estado americano de Nova York, no condado de Erie. A cidade foi fundada em 1808 e cresceu quando foi aberto o canal de Erie, ligando os grandes lagos e transformando a cidade num porto fluvial. Mas com a alteração da rota das embarcações entre os grandes lagos e com a consequente mudança ou simples fechamento de indústrias metalúrgicas na cidade, a cidade economicamente entrou em decadência, e em 2000 o número de habitantes (cerca de 290.000) voltou a ser o mesmo de 1.900. Dizem que a pobreza é boa para a preservação de arquitetura. Essa máxima vale para a cidade de Buffalo.

Buffalo é o lar de alguns dos melhores exemplares de arquitetura americana do final do século 19 e começo do 20, além de outros mais recentes, com obras de grandes arquitetos como Henry Hobson Richardson, Frederick Law Olmsted, Louis Sullivan, Daniel Burnham, Frank Lloyd Wright e Eliel Saarinen. Com a cidade tem atravessado uma grande crise nos últimos 50 anos os edifícios ficaram a salvo, e atualmente entidades preservacionistas da cidade estão ajudando a restaurar e a conservar esse conjunto arquitetônico.

A cidade tem várias obras do paisagista e ativista social americano Frederick Law Olmsted, como sua mais famosa invenção, as “parkways” ou os parques, entre eles o Botanical Gardens, aberto em 1900 que é a ponta de entrada do South Park, projeto de Olmsted.

parkway-olmsteaduma parkway em Buffalo

park-olmesteadUm parque projeto de Olmsted

botanical-gardensA estufa do Botanical Gardens projeto de Lord & Burnham

A estufa de linhas vitorianas é parte do projeto de Olmsted e foi inspirada no palácio de Cristal e no Kew Garden Palm House da Inglaterra. Ela foi projetada para abrigas espécies exóticas de todo o mundo.

O centro da cidade abriga dois edifícios importantes, o Ellicott Square Building, projeto de Daniel Burnham e o Guaranty Building, projeto de Louis Sullivan.

burnham-e-sullivanÀ esquerda o edifício de Burnham e a direita, atrás da torre da igreja o edifício de Sullivan

O Ellicott Square Building foi projetado em 1896 e tem uma fachada em estilo renascentista italiano. Tem 10 andares, com 60 escritórios e 40 lojas.

ellicot-square-buildingEllicott Square Building

eliott-jody9Ellicott Square Building – detalhe da cobertura do hall central

foto de Jody9 no Flickr

burnham-ellicott-interioroutra vista do interior do Ellicott

Louis Sullivan projetou o Guaranty Building em 1895. Este edíficio é conhecido mundialmente pelos arquitetos, é apresentado em todos os cursos de história da arquitetura.

guarantyGuaranty Building

A fachada do edificio de Sullivan é decorada em ladrilhos de cerâmica com um intricado desenho floral. O edifício ficou pronto em 1896.

guaranty-building-sullivanGuaranty Building – ladrilhos sob a porta principal do edifício

guaranty4detalhe do beiral de fechamento da cobertura – Guaranty Building

Outro edifício imponente da cidade é o edificio projetado por Henry Hobson Richardson para ser um hospital de loucos. O edifício de 1870 é composto por torres romanescas flanqueadas por pavilhões em tijolos. As torres nunca tiveram qualquer função e permanecem inacabadas em seu interior.

buffalo-state-asylum-richardsonHospital de Loucos de Richardson – um edifício digno de Gothan City

buffalo_state_hospital2Vista do interior do hospital

Frank Lloyd Wright projetou três edifícios famosos em Buffalo. Um deles, o Larkin Building de 1904 não existe mais. Os outros dois são residências. Um grande projeto é um complexo residencial projetado em 1905: a Darwin D. Martin House.

frank-lloyd-darwin-martin-housefachada da Darwin Martin House

frank-lloyd-wright-martinDarwin Martin House vista lateral

frank-lloyd-wright-house-interiorDarwin Martin House interior

Outra residência projetada por Wright na região de Buffalo é a Graycliff, um exemplo de “prairie house” que foi construída no topo de uma rocha voltada para o lago de Erie. O projeto é de 1926/27.

graycliffGraycliff

E ainda temos que citar o Buffallo Central Terminal, o terminal de trem que está sendo recuperado com ajuda da comunidade. O projeto art-deco foi aberto 4 meses antes do crash da Bolsa de Nova York (1929), e construído num periodo de euforia foi projetado para atender uma população de 1,5 milhão de pessoas. Ele nunca teve o movimento esperado e está fechado desde a década de 80, já tendo sido seriamente depredado por gangues.

744px-buffalo_central_terminal_1O Terminal Central de Buffalo, outro edifício digno de Gothan City

1979central_terminal_buffaloUma foto do interior do terminal de 1979 quando ele ainda estava funcionando

Uma obra mais recente é o Kleinhans Music Hall, projeto de 1940 de Eliel Saarinen, considerado um dos melhores edifícios do mundo em termos de acústica.

kleinhans-music-hall-saarinen

Kleinhans Music Hall

kleinhansmusichall2Outra vista do Music Hall de Buffalo

(baseado num artigo do New York Times)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s