postpesquisatese-008

Ressonâncias do Urban Age


postpesquisatese-012Foi a recuperação desse cortiço no Bom Retiro que ganhou o prêmio do Urban Age

postpesquisatese-008apartamento de uma das moradoras do cortiço

Entre 3 e 5 de Dezembro na Conferência Urban Age urbanistas de todo mundo discutiram em São Paulo soluções para a nossa maior cidade e analisaram exemplos de várias partes do mundo, apresentando transformações em 25 cidades.

Estiveram em São Paulo acadêmicos de renome, como Richard Sennett da Escola de Economia e Ciência Política de Londres (London School of Economics and Political Science) ou Saskia Sassen da Columbia University; pesquisadores e administradores, como Enrique Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá, que ficou conhecido mundialmente pelas mudanças que conseguiu fazer na cidade.

O evento teve alguma repercussão na mídia, mas muito aquém do que ele significa para troca de idéias entre especialistas para problemas urbanos como favelas, trânsito caótico, poluição do ar e da água, que vem sendo enfrentados na maioria das cidades do globo.

Algumas repercussões que achei na internet:

divulgação do site da Globo: Urban Age atrai gente do mundo inteiro para São Paulo. Evento sobre políticas urbanas para o planeta acontece na Sala São Paulo. Público reúne, entre outros, estudantes, engenheiros e agentes sociais.

divulgação da Agência Brasil: Urban Age destaca importância de comunidades em planejamento de metrópoles. “Nunca duvide que um grupo, mesmo que pequeno, de cidadãos, possa mudar o mundo.”

divulgação da Agencia Brasil: Especialistas e movimentos sociais discutem, em São Paulo, desenvolvimento sustentável de metrópoles.

da agência Estado: Urbanistas debatem soluções ao lado do crack. Na Sala SP, estrangeiros relatam boas experiências em suas cidades

no site do Cenpec – CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA: Desenvolvimento Local : Projeto que transformou cortiço em núcleo residencial vence II Urban Age Award

da agência Estado: A recuperação de Cortiço

da agência Folha: Sociólogo Richard Sennett quer expor problemas e soluções de São Paulo. (artigo de 2006)

da agência Folha:  Curador da Bienal de Arquitetura de Veneza fala à Folha. (artigo de 2006) (A Folha fez entrevistas – publicada hoje – com Enrique Peñalosa, mas a matéria é só para assinantes, e não está disponível para os mortais comuns que lêem esse e outros blogs e não assinam o jornal)

da agência Estado: Serra defende autoridade metropolitana para transporte.



Um pensamento sobre “Ressonâncias do Urban Age

  1. Oi Cecília
    nós somos a agência de comunicação do Urban Age e vi o seu comentário sobre a repercussão na mídia.Se te interessar eu posso mandar os links de internet onde foram publicadas notícias sobre o Deutsche Bank Urban Age Award e a conferência. São mais de 100 citações, só na web, além de várias matérias de página inteira em O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e Gazeta Mercantil

    Para qual e-mail eu posso te mandar a lista?
    be4ijos
    Bia Bansen

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s