A cidade de São Paulo em 1943


O filme sobre a cidade de São Paulo, feito pelo governo americano, fazia parte do esforço de guerra da época, 1943. É uma peça de propaganda muito bem feita para ser divulgada nos EUA. Cabe lembrar, que neste período, o Brasil estava sob a ditadura de Vargas e que, politicamente, o país estava mais próximo do fascismo italiano e do nazismo alemão do que qualquer outra coisa.

Com a entrada dos EUA na guerra, depois de Pearl Harbor, a situação do mundo pendiam mais para o Eixo ROBERTO (Roma, Berlim, Tokio) e os aliados não tinham mais onde obter matéria primas para a indústria de guerra. A África, Ásia e o Pacífico Sul estavam nas mãos do Eixo. Sobrava o Brasil e foi assim que o presidente Roosevelt, dos EUA, veio ao Brasil negociar a participação do país do lado aliado.

Coincidência ou não, vários navios mercantes brasileiros foram torpedeados, causando mortes e tudo mais. Na época disseram que tinha sido submarinos alemães, mas há que diga que foram submarinos ianques ou ingleses que fizeram isso para forçar a entrada do Brasil na guerra ao lado dos aliados De qualquer maneira, Vargas, sob tremenda pressão popular, declarou guerra contra o Eixo. A partir daí, os EUA fizeram uma enorme campanha para enaltecer e valorizar os países amigos do Hemisfério Sul, especialmente o Brasil, de onde saiu quase tudo que os aliados precisavam para manter a indústria de guerra funcionando, inclusive bases aero-navais no nordeste, como em Natal e Fernando de Noronha, de onde saíram as primeiras invasões aliadas no Norte da África. Coube a marinha de guerra brasileira a responsabilidade de comboiar os navios mercantes que iam para os EUA ao longo da costa do país. E isso foi feito com poucas perdas para os aliados…

O filme em questão, sobre São Paulo em 1943, insere-se neste período e a cidade e o Estado são mostrado sob uma ótica tipicamente norte-americana, uma exemplo clássico de propaganda
de esforço de guerra.

3 pensamentos sobre “A cidade de São Paulo em 1943

  1. nossa que maravilha ………. vcs estão de parabéns por estas imagens

    gostei muito de ver .

  2. São Paulo sempe me impressionou…
    Constatar o quanto ela mudou me causa novas impressões.
    É uma pena que, pouco à pouco, o centro histórico dessa importante e instigante cidade se deteriore tanto, sobretudo
    sua arquitetura.
    Lindas as fotos de época…
    Didáticas as das enchentes.
    Parabéns!!…

  3. Maravilhoso este site, muito bem distribuido, muito gostoso de ser visto lido e apreciado, estou realmente maravilhado com este trabalho e quero te parabenizar por seu excelente serviço prestado à nossa cidade de São Paulo. Tento fazer o mesmo pelo meu pequeno notável PARI, e me espelho em seu trabalho para continuar. Obrigado pelo que fez.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s