cobertura-nyc

Arquitetura Contemporânea Estados Unidos/Contemporary Architecture United States – Lot-ek


Lot-ek é um escritório de projetos de Nova York dirigido pelos arquitetos Ada Tolla, Giuseppe Lignano e Keisuke Nibe. As máximas do escritório são, entre outras, fazer arquitetura com objetos, tecnologias e sistemas existentes utilizados como novos materiais. Com essa máxima o escritório tem elaborados projetos/conceitos para a reciclagem de determinados elementos, utilizando-os na construção de novos espaços. É o caso da utilização de containers usados para a construção de moradias, que já publicamos no blog. (veja aqui).

Uma outra proposta com containers foi uma loja temporária para a marca japonesa de roupas esportivas UNIQLO, que utilizou um container que circulou por vários lugares de Nova York, até que finalmente a loja foi inaugurada na cidade em 2006.

loja-uniqlo-nycfrente da loja container da UNIQLO

loja-uniqlo-nycinteriorinterior da loja container

A proposta de reciclar estruturas metalicas usadas para construção de novos edifícios foi radicalizada no projeto da Biblioteca de New Jalisco, em Guadalajara, México. Para o concurso o Lot-ek apresentou um estudo utilizando-se de carcaças de aviões a jato, de Boings 727 e 737. Mais de 200 fuselagens foram colocadas sobrepostas numa orientação norte-sul, buscando uma maior eficiência de insolação natural. Dois cortes interrompendo as estruturas criaram dois amplos espaços vazios dentro da estrutura.

biblioteca-de-new-jaliscoproposta para a Biblioteca de New Jalisco

biblioteca-de-new-jalisco5outra vista da fachada

Um sistema transparente em LCD é integrado ao átrio e projeta na fachada as atividades da biblioteca, com movimento de imagens e texto

O edifício utiliza o espaço do interior das fuselagens para organizar e abrigar funções que necessitam de espaços fechados, como o armazenamento dos livros, salas de reunião e administrativas, enquanto os dois grandes espaços abertos abrigam o átrio que contém os locais de leitura de um lado e os auditórios do outro.

biblioteca-de-new-jalisco4as salas fechadas para guarda dos livros e atividades administrativas

biblioteca-de-new-jalisco2a organização do espaço central vazio e as fuselagens

biblioteca-de-new-jalisco3o grande átrio entre as fuselagens

O programa da biblioteca foi desenvolvido no entorno do grande átrio iluminado, e se estabelece verticalmente nesse cruzamento. A parte inferior, localizada no segundo piso e acessada diretamente da praça projetada através de escadas e elevador, funciona como área de recepção e informação. Em cada nível superior as áreas de leitura se distribuem entre as duas fachadas opostas, geradas pela organização das fuselagens, o que pode ser visto do átrio.

biblioteca-de-new-jalisco6outra vista do átrio e dos espaços de leitura

A fuselagem é a única parte de um avião descartado que não pode ser efetivamente reciclada. O custo de sua destruição é maior do que o valor do aproveitamento do alumínio que ela contém. Um grande número de fuselagens estão abandonadas em áreas desertas dos estados americanos do oeste. Boings 727 e 737 são os aviões que mais foram comercializados e são os mais comuns nesses cemitérios de aviões. Eles são vendidos bem baratos e sua condição estrutural é muito boa. Dessa forma a fuselagem torna-se o módulo básico desse edifício. Ela é isolada e remobiliada de acordo com o programa do edifício. A subdivisão interna existente, pelos dois pisos unidos, é utilizada para as necessidades de transformação: a parte de cima é utilizada para abrigar os novos usos e a parte de baixo recebe os cabos e canalizações de infra-estrutura, além de um sistema de cabos para o manuseio mecânico dos livros.

A Lot-ek tem outros protótipos com uso de containers, como uma proposta para o Brooklin (NY) de edifícios habitacionais feitos com containers, um shopping para NYC, um hotel da rede Inn ou uma cobertura em Nova York, todos utilizando containers usados.

conjunto-residencial-containersproposta de conjunto residencial para o Brooklin

container-mallproposta de shopping para NYC

cobertura-nycapartamento de cobertura – NYC

Mas a Lot-ek faz também projetos usando materiais novos, como esse conjunto comercial projetado para o local denominado Sanlitun Norte, em Pequim na China.

Sanlitun é um bairro localizado na área central de Pequim que vem passando por grandes transformações. Foi elaborado um plano diretor para a área, e foi deixada uma praça de pedestre que deve ser cercada por quatro edifícios. Esses edifícios foram contratados a diferentes arquitetos, e um deles foi o escritório Lot-ek.

situacao-da-praca-de-pedestrepraça de pedestres com os 4 edifícios de acordo com o Plano Diretor de Sanlitun

sanitun-north-fachadaFachada principal do edifício na Sanlitun Norte da Lot-ek

O local, no distrito das embaixadas, tem restrição para a altura dos edifícios, que não podem passar de 4 pavimentos. Isso condicionou uma solução predominantemente horizontal.

sanitum-north-pavimento-terreovista do pavimento térreo

O edifício da Lot-ek define o lado oeste desse novo espaço público, e seu objetivo é abrigar lojas de varejo no andares mais baixos e restaurantes e escritórios nos níveis superiores. Isso determinou uma fachada com grandes áreas envidraçadas, que possam funcionar como vitrines das futuras lojas.

sanitum-north-escada-de-incendioescadas de incêndio

O edifício é feito de metal e suportado por uma estrutura de pilares e vigas metálicas. Uma dupla fachada de metal em azul protege o interior contra os ruidos da cidade e filtra a entrada da luz solar, buscando uma melhor eficiência da iluminação natural. Dessa segunda fachada de metal são projetados ressaltos em balanço de forma irregular, criando janelas de diferentes ângulos, e estendendo o espaço interno sobre a praça. Elas funcionam como portas, janelas e vitrines e, à noite, mostram uma película em LED, com imagens que flutuam sobre o metal azul.

sanitum-north-janelasvista das janelas e da película metálica azul, fazendo uma segunda camada sobre a estrutura

2 pensamentos sobre “Arquitetura Contemporânea Estados Unidos/Contemporary Architecture United States – Lot-ek

  1. Ola Heleno,
    Também estou fazendo o meu trabalho final de graduação, e estou utirlizando containers como partido arquitetônico. Tenho pesquisado sobre o assunto, mas também tenho encontrado dificuldade em obter dados. Caso seja do seu interesse, entre em contato comigo e poderemos trocar informações.
    Meu email é tslobao@hotmail.com.
    Att.
    Tiago Lobão.

  2. Olá, sou estudante de Arquitetura e Urbanismo e estou fazendo trabalho final de graduação sobre arquitetura industrial, e estou utilizando em meu trabalho um novo conceito de industrial, utilizando nos setores administrativos, conteiners, gostaria muito de receber algum material sobre esta nova tendencia de arquitetura contemporanea.

    desde ja, grato

    heleno clecio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s