pix

Os cinemas “newsreel” de S Charles Lee


A Universidade da California tem uma grande coleção de desenhos de projetos de S. Charles Lee. (para acessar a página clique aqui)

Charles Lee, cujo nome real era Simeon Charles Levi, nasceu em Chicago em 1899 e cresceu na cidade quando surgiam as obras de Daniel Burnham, Louis Sullivan, e Frank Lloyd Wright.  Ainda na escola secundária Lee começou a trabalhar com arquitetura no escritório do arquiteto Henry Newhouse, um amigo de sua família. Mas foi só após o final da primeira guerra mundial, em 1920, que ele foi cursar arquitetura no Armour Institute of Technology.

O curso tinha forte influência da Beaux-Arts, e ele foi treinado para trabalhar com composições de volumes e fachadas, o que se refletiu nos seus projetos posteriores. Mas suas maiores influências foram as conferências de Louis Sullivan e o trabalho de Wright. Ele se considerava um modernista, e seus projetos mostram uma certa mescla entre o aprendizado do Beaux-Arts e o funcionalismo de Sullivan.

Ele projetou várias casas de espetáculo, e um grupo com um grande apelo art-deco é uma série de cinemas que ele projetou nos anos 40, onde só alguns poucos foram construídos. Esses cinemas ele chamou de cinema newsreel, ou “newsreel theatres”.

O newsreel era um pequeno filme, um noticiário, que era apresentado antes dos filmes no cinema. Com a 2º Grande Guerra o newsreel se tornou muito popular, e era um misto de documentário e propaganda de guerra, que despertava muito interesse, a ponto de se pensar em pequenos cinemas que só passariam os newsreel.

Lee então projetou uma série desses pequenos cinemas nos anos 40, usando o vidro e o acrílico, materiais transparentes que podiam causar um grande efeito visual em edifícios cujo uso ocorria basicamente a noite. Os desenhos dos projetos mostram os edifícios a noite. Veja a série de desenhos:

correaNewsreel Correa – com esse nome provavelmente foi projetado para o México

dianaNewsreel Diana

la-vonaNewsreel La Vona

parkNewsreel Park

No verso do desenho do Newsreel Park há a seguinte nota: Este cinema é projetado com uma frente em vidro. A recepção tem uma entrada para o estacionamento com a saída dos veículos do outro lado do edifício. A noite luzes multicoloridas se movem sobre o edifício que aparece como um fundo reflexivo.

rioNewsreel Rio – teria sido esse projetado para o Rio de Janeiro?

projeto de 1942

pixNewsreel Pix

foto Hoffman-Luckhaus

Nota no verso do desenho do Pix: Esse cinema foi projetado para um bairro residencial moderno. Ele deverá ser construído em pedra e vidro.

signNewsreel Sign

O Newsreel Sign tem a seguinte nota no verso do desenho: Esse cinema é construído com uma frente de vidro e assim o lobby pode ser visto da rua. Isso faz da frete um entretenimento e acentua o fato de que o entretenimento acontece lá dentro.

townNewsreel Town

O Newsreel Picwood foi construído em Los Angeles. Veja a seguir o desenho da fachada e fotos do cinema. O desenho e as fotos são de 1946.

picwoodDesenho da fachada do Newsreel Picwood

picwood-lafoto da fachada do cinema Picwood

picwood-noitefoto da fachada a noite

picwood-foyero saguão de entrada do cinema

picwood-auditoriofoto do auditório

picwood-auditorio2outra foto do auditório do Picwood

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s