Cine Palacio

Rio de Janeiro Antigo


Procurando informações sobre um grupo de jovens arquitetos cariocas acabei me deparando com sites que trazem informações e fotos sobre o centro do Rio de Janeiro e seu valioso patrimônio edificado que vem aos poucos sendo recuperado pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

Para ter uma visão da evolução histórica do centro e dos principais edifícios da cidade através dos tempos baixe esse arquivo em pdf da Prefeitura do Rio (aqui).

Neste site (aqui) você pode fazer um passeio fotográfico pelas ruas dos vários bairros centrais da cidade do Rio de Janeiro, e aproveitar para fazer seu roteiro de passeio para a próxima vez que for ao Rio. Veja essas duas fotos que eu “emprestei” do site.

rua-do-rosario-18edifício na Rua do Rosário

arco-do-telesum local para descançar um pouco durante o passeio no Arco do Teles

No Skyscrapercity, o fantástico site com foruns de discussão sobre cidades, eu encontrei algumas matérias de 2004 e 2005, falando de prédios que estavam sendo recuperados no centro do Rio. Publico a seguir uma delas (sobre a Casa Cruz) e mais uma foto de um edifício que estava em vias de ser recuperado em Novembro de 2005. Caros leitores cariocas, os edifícios foram recuperados?

casacruzdw1

e a seguir o edifício na Praça Tiradentes que ia começar a ser recuperado

praca-tiradentes

Quem quiser ler um pouco sobre o centro e sobre o processo de revitalização, o wikipedia traz uma boa matéria. Acesse aqui.

Cine PalacioCine Palácio – Cinelândia – Rio de Janeiro

Foto de website Memoria Bravo Brasil

Você também pode ler sobre o Cine Palácio, um edifício projetado por Adolfo Morales de Los Rios que quase foi derrubado, mas que acabou sendo tombado pela Prefeitura em 2008. Algumas matérias sobre o cinema:

Cine Palácio de Cara Nova – do JB

Viva! Cine Palácio é tombado – do Blog do Bonequinho

Fotos antigas sobre o Rio de Janeiro você encontra no Flickr, na página Meu Bairro Meu País (acesse aqui), onde tem fotos come essa inusitada foto de 1914 do Morro do Castelo, que foi parcialmente arrasado na administração de Pereira Passos para abertura da Avenida Central.

morro-do-castelo

Você também encontra nesse link fotos fantásticas sobre o Rio de Janeiro antigo, como essa que publico a seguir da Avenida Rio Branco nos anos 30.

avenida-rio-branco

Ou nesse site, Saudades do Rio de Luiz Darcy, que também tem preciosidades, com essa da Praça Paris com seus enfeites de Natal na década de 50.

praca-paris

Mas eu estava atrás dos arquitetos que vem fazendo os projetos de restauro dos edifícios do centro do Rio. O IAB -RJ publicou uma nova de sua 43ª Premiação Anual, onde foram premiados Celso Rayol, Cláudia Miranda e Adriana Sansão pelo projeto de revitalização do Edifício Glória na Cinelândia, e Luiz Marinho, Mariana Marinho e Bruno Marinho pelo projeto da Livraria Dantes instalada no interior do Edificío do Cine Odeon. Mas o site não traz fotografias dos edifícios, e pesquisando Edificio Glória na internet não se acha nenhuma matéria sobre a revitalização do edificio nem sobre o Cine Odeon.

edificio-gloriaEdifício Glória

livraria-dantes

Livraria Dantes – foto de Laura Klemz no Flickr

E o que temos sobre arquitetos que estão ajudando a revitalizar o centro do Rio? Um artigo no JB, a materia sobre a revitalização do Complexo do Convento de Santo Antônio (veja aqui)

Temos o site institucional do Instituto de Urbanismo Pereira Passos, da Prefeitura do Rio de Janeiro que fala sobre os projetos do Rio, mas não menciona os arquitetos que estão construindo esse novo Rio. Achei também um artigo acadêmico de Roberto Anderson M. Magalhães, que historiciza as intervenções que foram realizadas nos anos 80 e 90. Mas as informações deixam muito a desejar no que respeita a divulgar o trabalho dos arquitetos.

Acho que os arquitetos cariocas, escritórios, merecem uma grande matéria com essa abordagem. Porque o IAB do Rio de Janeiro não faz uma exposição com esses projetos? Jornal do Brasil?

Estou um pouco longe para pesquisar o que vem sendo feito no Rio, mas voltarei a esse assunto, prometo!

5 pensamentos sobre “Rio de Janeiro Antigo

  1. Julio obrigada pelo apoio! Mas deixe aí para mostrar que também cometo meus pecaditos por aqui e que as vezes me puxam a orelha… o cara tá certo, tinha que ter pedido autorização… mas parto do princípio que o que está na internet é de domínio público, queiramos ou não, não há como controlar, e se a gente publica é para ser lido, replicado, copiado, usado e comentado mesmo… é o que eu acho… tem gente que não acha não! Abraços, Cecilia

  2. Cecilia, aproveita e tira tb a resposta do sujeito. Vc não “atrapalha” e nem divulga o nome deste ilustre desconhecido. Ô carinha chato!!!

  3. A foto do cine Palácio é minha e não autorizei seu uso aqui.
    Não basta creditar apenas meu nome para ter direito de usar a foto. Esta é a parte apenas moral contida no direito autoral. Falta a parte patrimonial ou a minha autorização expressa para seu uso aqui e não lembro de ter feito isso.
    Delete a imagem no servidor. Repito. Não apague a linha html na sua foto. Delete mesmo no servidor ou a foto continuará a ser divulgada pelo seu blog.
    Infelizmente a divulgação aqui acaba atrapalhando o meu trabalho.
    Cláudio Lara

  4. PARABÉNS! BRAVO!!

    Belo site, belas fotos!!

    Restauração é a palavra-chave! Nosso País precisa urgentemente conservar sua Memória viva!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s