15 casas completamente malucas


Casas de Bart Prince – em Albuquerque, Novo México, USA

(images via: BartPrince.com)

O arquiteto Bart Prince é conhecido por sua abordagem criativa e incrível no projeto de estruturas. As casas que ele cria não parecem nada com aquelas casas “caixa” comuns, elas tem desenhos estranhos, são orgânicas, são tipo único. Prince diz que seus projetos começam “do lado de dentro” e que cada casa que ele desenha tem uma idéia por trás dela. A foto  mostra a casa de Prince em Albuquerque (acima) e (abaixo) a casa Seymour  em Los Altos, California, ambas nos Estados Unidos.

Dar al Hajar – Yemen

(images via: Travel Adventures)

Este palácio de pedra não é um hotel nem um museu. É uma casa de veraneio, a Dar al Hajar construída por Imam Yahya nos anos 30, e é um fantástico exemplo de arquitetura em pedra. O palácio foi há pouco tempo restaurado dessa forma os turistas podem comprar um ingresso, e lá de cima ter uma estonteante vista de 360º da área do entorno.

Casa Bolha – Tourettes-sur-Loup, França

(image via: Wikimedia Commons + Freaky Martin)

Esta “casa bolha“‘ de Tourrettes-sur-Loup, França tem somente 35 anos e está inacabada, mas isso não impediu que o Ministério da Cultura  francês a inscreve-se como um monumento histórico na lista de bens históricos franceses. Projetada nos anos 80 pelo arquiteto hungaro Antti Lovag para o desenhista de moda Pierre Cardin, a casa bolha é uma casa futurista e orgânica, com uma série de móveis construídos para o local e janelas ovais e convexas. O projeto foi desenhado para aproveitar ao máximo a paisagem da vulcânica Côte d’Azur, e as janelas certamente propiciam uma bela vista do Mediterrâneo.

Arranha-céu de madeira – Arkhangelsk, Russia

(images via: The Telegraph + English Russia)

Nikolai Sutyagin, um gangster, começou a construir esse “arranha-céu de madeira” em Arkhangelsk, Russia com a intenção de que ele fosse somente um edifício de dois andares. Mas uma viagem para ver casas de madeira no Japão e na Noruega o convenceu que ele não tinha utilizado adequadamente o espaço do telhado, então ele continuou construindo.

“Primeiramente eu adicionei três andares mas a casa parecia desengonçada, como um cogumelo. Então eu adicionei outro andar e ainda ela não parecia correta então eu continuei construindo. O que você vê hoje é um feliz mero acidente.”

O multimilionário tornou-se um mendigo após suas possessões serem destruídas enquanto ele estava na prisão, e a casa está agora caindo aos pedaços, mas ele ainda vive no andar térreo com sua esposa.

A casa de cabeça para baixo – Szymbark, Polônia

(images via: Fresh Home)

O homem de negócios e filantropo Daniel Czapiewski construiu a Casa de Cabeça para Baixo como uma declaração sobre o período comunista e o estado do mundo. Ela levou 114 dias para ser construída (sua empresa normalmente leva só 3 semanas para construir uma casa) porque os trabalhadores ficaram muito desorientados com os ângulos das paredes. Ela certamente atrai um grande número de turistas a pequena cidade de Szymbark,  que frequentemente ficam atordoados e nauseados depois de passar somente uns poucos momentos lá dentro.

Hang Nga Villa – Dalat, Vietnam

(image via: Travel Blog)

Parecendo meio como um conto infantil de fadas onde algo está errado, esta estranha casa em Dalat, Vietnam foi construída pela filha do braço direito de Ho Chi Min. A senhora Hang Nga criou a Hang Nga Villa – agora conhecida simplesmente como a “Casa Louca” – para mostrar seu interesse pela arte e pela arquitetura. Feita de concreto, a casa agora é usada como restaurante e área de recepção de um hotel estilo francês-colonial adjacente, fazendo um grande contraste entre os estilos arquitetônicos. O interior é também bem estranho, com toda uma decoração kitschy, incluindo uma águia gigante com olhos feitos com luzes vermelhas, uma homenagem aos norte-americanos.

Casa na forma de uma privada – Suweon, Corea do Sul


(images via: Reuters)

A primeira e única casa em forma de uma privada foi construída para comemorar a criação da  World Toilet Association, uma campanha por um número maior de sanitários públicos no mundo. Sim Jae-Duck, apelidado “Mayor Toilet” (algo como Prefeito Sanitário), é dono da estrutura de concreto e vidro construída em sua cidade natal Suweon, Corea do Sul. Sim, que nasceu num banheiro e fez dos banheiros públicos limpos seu modo de ganhar a vida, agora mora nesta casa.

Eliphante e Hippodome – Cornville, Arizona, USA

(images via: Apartment Therapy)

Chamada de ‘Casa Elefante” por causa de sua entrada, esta casa foi criada pelo artista Michael Kahn e sua mulher Leda Livant com materiais achados num período de 28 anos. Elefante e várias construções externas ocupam 3 acres de terra e incorporaram pedras e galhos secos como locais de construção. Nunca houve uma planta para Elefante, ela foi somente se desenvolvendo. A casa da senhora Livant na propriedade é o “hipopótamo”, uma criação coberta com mosaico que parece um hipopótamo saindo de um lago.

Casa Inversa – Houston, Texas, USA

(images via: Flickr user Kevin O’Mara)

Quando dois velhos studios de propriedade da The Art League em Houston estavam para ser demolidos eles decidiram aproveitar a oportunidade para transformá-lo em uma instalação temporária de arte. Os artistas Dan Havel e Dean Ruck alteraram os dois edificios de uma forma escultural, trazendo para fora o fechamento exterior da casa da frente para simular a aparencia de um grande fúnil em forma de vórtice. A abertura é atualmente um estreito caminho para o hall de entrada (somente crianças podem passar através dele) que passa pelas duas construções e leva a um pateo adjacente no interior.

Casa Sapato –  África do Sul

(images via: LukeCole.com)

A ‘casa sapato” na África do Sul é obra do artista e hoteleiro Ron Van Zyl, que a construiu para Yvonne, sua esposa, em 1990. O sapato é parte de um complexo que inclui 8 chalés de hóspedes, uma área para camping, restaurante, piscina e bar.

Casa Cogumelo – Cincinnati, Ohio, USA

(images via: Agility Nut)

O arquiteto Terry Brown criou esta “maligna” Casa Cogumelo, uma estranha peça de arquitetura situada numa área periférica de Cincinnati. O estilo arquitetônico de Brown se desenvolveu quando ele começou a experimentar vários tipos de material como madeira, vidro colorido, conchas, cerâmicas e vários metais para criar formas irregulares que mimetizam a natureza. Um professor de arquitetura e decoração na Universidade de Cincinnati, Brown frequentemente teve que defender o projeto da casa contra reclamações dos vizinhos antes de sua morte em 2008.

Casa Flutuante – Ucrânia

(images via: Aphasia Design)

Uma ilusão de ótica? Trabalho de photoshop? Nunguém parece saber muito sobre essa suposta casa flutuante, da qual se diz estar localizada na Ucrânia e que pode ou não estar ainda em pé.  Real ou falsa, ela é certamente interessante.

Casa Espaçonave – Signal Mountain, Tennessee, USA

(image via: Coast to Coast AM)

A Casa Espaçonave em  Signal Mountain, Tennessee foi construída por Curtis King e seu filho nos anos 70 e é uma curiosidade na região que vem sendo visitada e fotografada por décadas. Seis pilares de concreto parecem estar aterrizando a parte principal da construção. A casa Espaçonave foi vendida num leilão em Março de 2008 mas o comprador faliu, portanto ela foi vendida por quanto o público achava que valia a pena pagar em Dezembro de 2008.

Casa Torta – Sopot, Polônia

(image via: The World According to Google)

Da Polônia vem outro interessante edifício, a Casa Torta. O projeto foi inspirado num desenho dos artistas poloneses Jan Marcin Szancer e Per Dahlberg, que tem uma obra com inspiração em Dali. Ela não é de fato uma casa e sim parte de um complexo comercial. Mas ela é bastante interessante mesmo assim, com seus ângulos surrealistas e os vidros verde-azulados.

Hundertwasser Haus – Viena, Austria

(images via: Wikipedia)

O artista austríaco Friedensreich Regentag Dunkelbunt Hundertwasser pode não ser muito conhecido no mundo, mas qualquer pessoa que tenha visitado Viena conhece sua mais icônica criação, a Hundertwasser Haus.  É um complexo residencial caracterizado por uma pintura em patchwork, pisos ondulados, a incorporação da vegetação e uma fachada que parece não dar ritmo ou razão para a estrutura. Hundertwasser segundo dizem não cobrou nada pelo projeto, e o considerou um serviço público por prevenir que alguma coisa feia fosse construída em seu lugar.

(via WebUrbanist – para ler o post original em inglês clique aqui)

18 pensamentos sobre “15 casas completamente malucas

  1. todas as casas são muito criativas meu amigo arquito iria adorar conhece-las, mas a que mais me chamou a atenção foi a casa bolha, q

  2. simplesmente lindas, mais tem uma que ñ gostei foi a casa elefante, eu achei que ñ tem nada ve.Mas tudo bem sao lindas.

  3. Pingback: Construções Inusitadas e Curiosas – Parte 2 « Pet Civil – UFJF

  4. Ola.o meu sonho e ser arquitecto eu tenho 14 anos e gostaria muito mesmo conseguir fazer oma obra de essas e ser arquitecto .gostei muito
    das fotos .
    Obrigado.

  5. Claro Rodrigo. me envie um email para a gente marcar quando estiver vindo. Abs.

  6. Prezada Cecilia Lucchese,

    Muito obrigado pelas preciosas informações disponibilizadas na sua pagina.

    Seus artigos são sempre muito enriquecedores e uma ótima fonte

    de inspiração para meus trabalhos, mesmo eu ainda estando no começo da carreira.

    Muito obrigado!

  7. adorei todasssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss casasssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  8. Oi gostaria de dizer que meu sonho era fazer uma casa assim na cidade onde nasci agora moro na italia todos me acham muito diferente acho que mereceria morar em uma casa assim seria divertido, o poblema è custa muito uma construcao simile a casa bolha. obrigado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s