Sala de Leitura – A cidade


O filme foi patrocinado pela Regional Planning Association of America (Associação de Planejamento Regional da América) e realizado em 1939, e mostra a visão que o grupo de cidadãos e urbanistas que pertenciam à Associação tinham sobre as grandes cidades, e sobre a cidade de Nova York. Exprimindo a preocupação do membro do grupo mais prestigiado e maior defensor das pequenas cidades – Lewis Mumford – o video faz a defesa da cidade jardim, do ideário desenvolvido por Ebenezer Howard e por arquitetos ingleses como Raymond Unwin.

Na primeira parte do filme as misérias das metrópoles, a pobreza, a poluição atmosférica, as precárias condições de higiêne das moradias populares, o trânsito caótico, a falta de privacidade. Na segunda parte a vida idílica nas cidades-jardins, mostrando uma “company town”, uma cidade criada por uma indústria para seus operários (que não consegui descobrir qual é), uma cidade idílica, onde todos passam os dias de forma agrádavel, onde há espaço para as crianças se divertirem e serem crianças, enfim é a defesa de uma ideologia: contra a metrópole caótica temos a pequena comunidade. E o aviso repetido várias vezes no final do filme: “it is your choice!”, a escolha é de vocês, o que vocês querem para o futuro de seus filhos….

O filme, dividido em duas partes e ambas longas, está em inglês. Mesmo para os que pouco entendem a língua vale a pena ver: é um documento muito precioso para todos os que estudam história do urbanismo e para aqueles que se interessam pelos temas urbanos.

Créditos do filme:

Diretor: Ralph Steiner e Willard Van Dyke

Roteiro: Itenwar Rodakiewicz a partir de um rascunho de Pare Lorentz

Textos escritos: Lewis Munford

Narrador: Morris Carnovsky

Fotografia: Ralph Steiner, Willard Van Dyke, Jules V. D. Bucher, Edward Anhalt, Roger Barlow e Rudolph Bretz

Editor: Theodore Lawrence

Música: Aaron Copland

O filme é parte da Coleção Prelinger Archives

A parte 1:

A parte 2:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s