The-Pozharsky-house-Mosco-001

A destruição da herança da arquitetura moderna


A cada dia vemos mais relatos da destruição de edifícios exemplares da arquitetura moderna na Europa. Esta semana o Deutcher Weller publicou uma matéria sobre a destruição de importantes edifícios modernos da antiga Alemanha Oriental, onde ocorre um boom imobiliário que vem destruindo o que encontra pela frente. (clique aqui para ler a matéria)

Na semana passada foi o The Guardian que publicou uma matéria sobre a destruição dos edifícios modernos e alguns do século 19 na Rússia, outro país onde o patrimônio moderno está ameaçado, em parte pelo abandono e em parte pelo boom imobiliário. Segundo o jornal, a Sociedade de Preservação de Arquitetura de Moscou vem alertando que o dinamismo imobiliário vem colocando a arquitetura sobre ataque. Edifícios de 1950, como a loja de departamentos Mundo da Criança está ameaçada, enquanto a estações de metrô do período Stalinista estão em péssimas condições e precisam de restauração.

Os edifícios históricos vem sendo derrubados mais rapidamente do que em qualquer outro país europeu, e nesse passo pode estar sendo perdido exemplares importantes do passado histórico russo.

Alguns edifícios que estão abandonados ou correndo risco de desaparecerem:

A Casa Central dos Artistas, projetada em 1964 e completada uma década e 1/2 depois, agora abriga uma grande coleção de arte soviética.

Central-House-of-Artists--002Foto: http://www.maps-moscow.com

A estação do metrô Mayakovskaya – considerada um dos mais belos exemplos da arquitetura Stalinista do pré-segunda guerra.

Mayakovskaya-metro-statio-005Foto: http://www.maps-moscow.com

O palácio Razumovsky em Moscou, construído no início do século 19 e restaurado em 1812 após um incêndio.

The-Razumovsky-Palace-in--003Foto: http://www.maps-moscow.com

A loja de departamentos Mundo da Criança – construída antes da segunda guerra assim como a estação de metrô Mayakovskaya, está agora ameaçada de ser destruída por empreendedores imobiliários ainda que moradores estejam tentando salvá-la.

childrens-world-departmen-004

Foto: http://www.maps-moscow.com

A casa Pozharsky também em Moscou

The-Pozharsky-house-Mosco-001

Foto: http://www.maps-moscow.com

Para ler a reportagem do The Guardian clique aqui

2 pensamentos sobre “A destruição da herança da arquitetura moderna

  1. É uma pena toda essa situacao… não ha mais o respeito pelo passado, pelo que ele representou as cidades e suas nações.
    O que vale hoje é a força de grandes especuladores imobiliarios e politicos somandos a suas ganancias.
    O pior é que isso como diz a materia é global, sem distinção. Somente a sociedade somando forças será capaz de frear essaa aberraçòes urbanas.

  2. A voracidade do mercado imobiliário derruba os prédios com consentimento do poder público e pior, remove os moradores e usuários dos emblemáticos espaços urbanos para trocá-los por consumidores.

    São Paulo e a revalorização do centro é um exempmlo da voracidade imobiliária sustentada pelo poder público… eu fico indignada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s