louis-comfort-tiffany

O design da Tiffany


Tiffany-fifth-ave-2007

Fundada em 1837 em Nova York por Charles Lewis e famosa por seus designs e principalmente os de seu filho Louis Comfort, exímios criadores e artesãos do vidro, a Tiffany tornou-se, com suas jóias, objeto de desejo das mulheres, tão famosa que virou título do famoso filme com Audrey Hepburn, aqui chamado de Bonequinha de Luxo, mas cujo título original chamava-se Breakfast at Tiffany’s.

hair_ornament_lgornamento para o cabelo

foto Metropolitan Museum of Art, Nova York

No século 19 a loja se inseriu no movimento Arts and Crafts, de origem inglesa, com uma produção cujo inspiração estética é o Art Nouveau com produtos em vidro com motivos florais, trabalhados de forma magistral.

Louis Comfort Tiffany140

Produzindo vitrais, vasos e luminárias, Louis Comfort fez a fama da Tiffany. Nascido em 1848, de 1865 a 1869 estudou em Paris no ateliê de Leon Charles Bailly, onde aprendeu o modo francês, inglês e italiano de manipular o vidro. Quando voltou aos Estados Unidos começou a trabalhar com decoração de interiores, colocando vitrais em janelas e divisórias, introduzindo seus vasos e luminárias, seus mosaicos e pisos cerâmicos de vidro, em acabamentos de lareiras e umbrais. Seus trabalhos exploram todas as possibilidades da união desses materiais com o ferro e outros materiais fundidos. Seus trabalhos passaram a ser reconhecidos, com exposições em Paris e Nova York, e suas luminárias ganharam enorme popularidade e passaram a ser fabricadas em série, sendo que logo era possível escolher entre 300 modelos diferentes. Comfort teve seu trabalho reconhecido antes de morrer, e em 1916 o Metropolitan Museum of Art, de Nova York, fez uma grande exposição de seus trabalhos, onde exibiu alguns objetos que fazem parte do acervo do Museu até hoje.

Os vitrais de Louis Comfort:

dogwoodDogwood

Metropolitan Museum of Art, Nova York

tree of lifeTree of Life

view of oyster barVista da Baía Oyster

Metropolitan Museum of Art, Nova York

Os vasos em vidro feito a mão e em vidro esmaltado

bowl enalmeTravessa

Metropolitan Museum of Art, Nova York

vaseVaso

Metropolitan Museum of Art, Nova York

vase2Vaso

Metropolitan Museum of Art, Nova York

vase victorya museum londonVaso

Victoria e Albert Museum, Londres

As luminárias:

721px-Tiffany_laburnum_hgLuminária pendente Laburnum

Metropolitan Museum of Art, Nova York

apple-blossom-table-lamp-tiffany-studiosLuminária de mesa – flores de maça

dragon fly table lampLuminária de mesa Real Dragonfly

lamp tiffanyluminária de mesa – parreira

lamp tiffany2luminária de mesa – pavão

lotusluminária de mesa – Lótus

Metropolitan Museum of Art, New York

standing lampLuminária de Mesa

Metropolitan Museum of Art

standing lamp peony shadeDetalhe da cúpula da luminária acima

Metropolitan Museum of Art

tiffanycartaz de exposição com luminária

louis-comfort-tiffanyCapa do livro dobre as luminárias de Louis Comfort publicado pela Thames & Hudson

Em meados dos anos 80 do século 19, a Tiffany começou a produzir jóias, o que a consagrou completamente. As peças, hoje em grande parte em museus, são broches e brincos florais, pedras preciosas e esmaltadas de Paulding Farnham, designer de jóias da Tiffany.

Esses trabalhos deverão estar sendo exibidos numa exposição que será inaugurada em 16 de Setembro em Paris, no Museu de Luxemburgo, chamada de “Couleurs e Lumiére” (Cores e Luz), que segundo a curadora, Rosalind Repall, será uma homenagem ao trabalho de Louis Comfort Tiffany e a sua contribuição à indústria, à arte do vidro e à história do design.

(post inspirado na matéria de Maria Ignez Barbosa para o Caderno Casa & do Jornal O Estado de São Paulo, publicada em 23/08/09)

2 pensamentos sobre “O design da Tiffany

  1. TENHO UM VASO ASSINADO L.C.TIFFANY E GOSTARIA DE SABER O SEU VALOR. ONDE POSSO CONSEGUIR ISSO?

  2. Estou pesquisando para adquirir um abat-jour que aparece muito em filmes da 2ª Guerra Mundial, em cima de mesas de escritórios das Forças Aéreas Norte Americanas na seguinte descrição: Luminária de mesa, com a base redonda em metal; na parte posterior sobe uma haste em metal também, que se fixa a outra haste horizontal para sustentação da cúpula retangular em opalina verde, onde está embutida a lâmpada que é ligada ou desligada por uma corrente de esferas minúsculas. Vcs poderiam me fornecer o endereço de alguma site que negocie este tipo de produto? Sou antecipadamente grato. Paulo Jahara.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s