090928metro_f_009

São Paulo e o trânsito


A cidade de São Paulo está no limite de sua capacidade de transportar pessoas de um lado para o outro. Nosso trânsito fica cada vez mais complicado, pesquisa da ANTP – Associação Nacional de Transporte Público informa que em 2007 havia 3,5 milhões de veículos na cidade, para uma população de 10,8 milhões de habitantes, ou seja uma média de 1 carro para cada 3 habitantes. A cidade tem seus centros de negócios e de empregos polarizados, o que faz com que milhões de pessoas todos os dias desloquem-se em direção a alguns poucos lugares.

Nosso sistema de transporte por ônibus não é eficiente. Não temos um planejamento de modais de transporte adequado, não temos um sistema alimentador integrado, temos poucos ônibus (13.144 pela mesma pesquisa da ANTP que transportam todos os dias 1,8 milhões de pessoas – 138.000 por ônibus), que trafegam lotados a maior parte do tempo e em baixa velocidade. Temos poucos corredores exclusivos de ônibus, e mesmo esses apresentam problemas, como largura insuficiente e muitas intersecções, o que faz com que a velocidade média dos trajetos por ônibus nesses corredores seja somente um pouco superior à velocidade média por veículo particular.

E temos um metrô eficiente, mas que tem uma extensão muito pequena, e que hoje está praticamente saturado em horário de pico. O metrô tem 4 linhas, com 127 trens e transporta 3,3 milhões de pessoas por dia. Resolvi postar essa matéria por causa de algumas fotos tiradas na estação Sé do metrô paulista, a estação que fica no ponto central da cidade e que é nó do sistema norte-sul e leste-oeste. As fotos foram tiradas ontem às 18:20 h, por reporteres da Folha/UOL, e mostram como ficam as plataformas dessa estação, no acesso a zona leste da cidade, no horário do rush. Vejam vocês:

090928metro_f_004população na Estação Sé do metrô tentando acessar a plataforma para pegar o trem para a Zona Leste

SP, 28/09/09

090928metro_f_010A entrada do trem

SP, 28/09/09

090928metro_f_013SP, 29/09/09

090928metro_f_014SP, 28/09/09

090928metro_f_009Estação Sé – SP – 28/09/09

O metrô está sendo ampliado, precisa ser, mas não existe solução fácil para a dificuldade de circulação das pessoas na cidade. Temos que inverter a lógica de localização de atividades e pessoas na cidade e isso é urgente. O Plano Diretor do Município está em discussão na Câmara de Vereadores. Essa situação está sendo contemplada?

Acho que precisamos de medidas drásticas. Não devemos mais ter ações para incentivar atividades geradoras de emprego a se deslocarem para regiões mais periféricas e residenciais. Temos que proibir a implantação de atividades econômicas em bairros populacionalmente esvaziados. Temos que construir um índice que trabalhe emprego e moradia, e que regulamente a partir dele onde se pode instalar atividades economicas e onde se deve instalar moradias. Temos que mudar a forma de ocupação das áreas com mais empregos. Elas tem que ser adensadas, e estou falando em adensamento populacional, não em adensamento construtivo.

Temos que inverter a lógica de localização de atividades e pessoas na cidade! Não podemos correr o risco de piorar uma situação que hoje já é trágica.

E vocês leitores, como acham que deve ser tratada a questão do deslocamento de pessoas nessa cidade?

2 pensamentos sobre “São Paulo e o trânsito

  1. Tenho 17 anos apenas, porém passei uma curta temporada de 1 mês em Londrês (bairro de Stranford). É uma cidade muito menor territorialmente que São Paulo, porém tem muitooooo mais kms de mêtro que Sampa. Nosso mêtro é paramêtro mundial em qualidade e eficiência, porém é muito curto para a demanda da nossa cidade. Ainda temos sorte pois outras capitais do país não tem o que temos em sentido de metrô. É uma vergonha. Enquanto isso o BNDES esta financiando mêtro à Venezuela em Caracas. Pode???

    Gostei muito deste blog. Riquissimo em imagens e variedades.
    Com certeza entrarei mais vezes.
    Sou uma pessoa bem eclética e gosto muito de assuntos como política, econômia, esportes, tecnologias, etc.
    Não sei se você gosta de esportes ou de futebol especificamente; porém se gostar visite meu blog: [MATTEW.ZIP.NET].

    Grande abraço!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s