wuppertal fillbox

O trem suspenso de Wuppertal – Alemanha


trem googleVista do trem saindo da rua e entrando sobre o rio

A cidade de Wuppertal na Alemanha, próxima a Dusseldorf, na região do Ruhr, tem um transporte público local suspenso, cujo modelo é único no mundo, e é também sua maior atração turítica. O trem suspenso é o orgulho de Wuppertal e figura no patrimônio de monumentos históricos desde 1997. Esta via, projetada por Eugen Langen, foi construída entre 1898 e 1901 e inaugurada pelo imperador Guilherme 2º, tem comprimento de 13,3 quilômetros, de Ritterhausen/Oberbarmen até Vohwinkel, e segue praticamente todo o curso do rio Wupper. O conjunto dos vagões foi reconstruído entre 1972 e 1974, à exceção de um, o chamado “vagão do imperador”.

cidadeuma vista da cidade de Wuppertal

Mas nem tudo são flores, em 1999, um trem caiu dentro do rio Wupper, e 5 pessoas morreram. Mas esse foi o único acidente sério do trem. Durante a Guerra ele foi bem destruído, mas voltou a operar em 1946. Em 1950 houve um outro tipo de acidente, Tuffi, um elefante, pulou do trem para dentro do rio, mas sobreviveu a queda. De lá prá cá nenhum novo acidente aconteceu.

wuppertalo trajeto do trem com suas 20 paradas

O nome oficial do trem em alemão é Einschienige Hangebahn System Eugen Langen. O trem para na principal estação de trem da cidade, a Hauptbahnhof, e a viagem toda leva serca de 1/2 hora, havendo 20 paradas no caminho. O trem anda a cerca de 8 metros acima das ruas e entre 10 e 12m acima do rio, e por isso é mauito impressionante ver a vista a partir dele. Cada vagão/trem tem 24 metros e 4 portas e a linha é operada pela Wuppertaler Stadtwerke (WSW). As estações são muito variadas, existem antigas e novas, de vários estilos arquitetônicos.

107726,xcitefun-hanging-train-7

107728,xcitefun-hanging-train-5

107729,xcitefun-hanging-train-4

pillboxsFoto de Pillboxs

wuppertal2

wuppertal4

wuppertal13

wuppertal5

wuppertal6

wuppertal15

wuppertal16

wuppertal17

wuppertal18

wuppertal20

wuppertal19

wuppertal9

estação

maquinismo

wuppertal14

wuppertal21

wuppertal22

wuppertal23

wuppertal24

wuppertal25

wuppertal26

wuppertal27

wuppertal28

wuppertal29

wuppertal30

wuppertal31

wuppertal32

wuppertal carlstenEstação Ohligsmühle

Foto de Carsten

wuppertal fillboxFoto de Pillboxs

Esse ano, a Prefeitura de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, fez um estudo para colocar um trem semelhante na cidade, sobre o rio Benagalas, mas desistiu depois de saber quanto custaria: a bagatela de 315 milhões de reais.

(as fotos sem crédito me foram enviadas por email, num power-point – obrigada Amilton)

Veja um video sobre o trem e Wuppertal

15 pensamentos sobre “O trem suspenso de Wuppertal – Alemanha

  1. Opinião leiga minha, mas o Aeromovel parece uma solução muito melhor e com custo muito menor. Em príncipio o ‘trem’ alemão utiliza muito mais espaço e infraestrutura.

  2. Acredito que este modelo de transporte urbano não será implantado no Brasil nunca. Os conchavos entre o capital das empresas de transporte de massa e os gestores públicos não permitirão uma solução inteligente e definitiva do problema.

  3. Esse trem aparece nos filmes PINA e SONHOS EM MOVIMENTO, que são documentários feitos na cidade, sobre a coreógrafa Pina Bausch. São ótimos. Não deixem de ver.

  4. Visitei e fiquei encantada .É o transporte ideal para o Recife-PE. As autoridades deveriam visitar Wuppertal Já pensou um trem suspenso sobre nosso rio na Av. Agamenon magalhães?

  5. Este é o sistema de transporte público perfeito: quando – e se – houver uma pane, os baderneiros não terão como descer para depredar os vagões!

  6. Simplesmente sensacional esse meio de transporte, me faz lembrar o seriado britânico dos anos 60 Thunderbirds (marionetes) criado pelo Garry Anderson. Em um dos episódios mostra várias vezes um trem suspenso que foi sabotado e sofreu um acidente. A equipe do Thunderbirds, como sempre, resolveu o problema. Muito interessante se esse sistema fosse implantado em São Paulo ao invés do governo paulista gastar dinheiro com Metrô subterrâneo. O governo brasileiro sequer imagina que esse trem alemão existe.

  7. Minha futura nora mora neste paraíso.Meu filho vai morar lá tb.Estou muito feliz.Linda cidade,lindo país.

  8. Ao término do meu curso de engenharia na Holanda, o professor de Alemão organizou uma excursão para entre outros Wuppertal, onde fomos conhecer este sistema de transporte público alternativo, antigo e revolucionário.

    Hoje vivo em Manaus, Amazonas.
    O transporte público aqui é baseado em ônibus e faz tempo que não atende mais.
    Uma solução à Curitiba foi tentada ao custo de R$2 bilhões, e fracassou. Estamos para receber a Copa e está se procurando uma alternativa para o transporte de massa.
    Estudou se um monotrilho moderno utilizado em Kuala Lumpur mas este é carríssimo e não atende o transporte de massas.
    Metrô subterrâneo é um desafio à engenharia pois o solo aqui já dá água com 2 metros, por isto inviável financeiramente.
    Manaus, como Wuppertal é cortada por diversos riachos, e a solução de Wuppertal seria uma opção viável em todos os aspectos.

  9. Muito legal esse trem. Isso que eu chamo de obra de engenharia, muito bem construida. E olha que boa parte do percuso é feita sobre o rio que banha a cidade e o trem continua em ótimas condições de uso e segurança. Será que no Brasil, algum dia teremos algo assim ??.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s