Passerelle de Passy

A construção do metrô de Paris – França


Essas fotos vieram num power-point que recebi (obrigada, Celinha) montado por YL em dezembro de 2008. As fotos são da sociedade de economia mista SAEML Parisienne de Photographie, criada em 2005, e que em 2006 começou a disponibilizar a iconografia da cidade de Paris, que está em vários acervos: museus, bibliotecas e instituições culturais municipais, além da coleção da Agencia Fotográfica Roger-Viollet, da qual estas fotos pertencem. As fotos são de J. Boyer e R. Viollet.

A construção do metrô de Paris se iniciou para a Exposição Universal de 1900 em Paris, tendo seu inicio portanto ainda no século 19. A construção foi precedida por meio século de projetos, e a inauguração da 1ª linha, em 19 de Julho de 1900, foi um sucesso e aumentou o trabalho do engenheiro Fulgence Bienvenüe, diretor dos trabalhos, que esteve à frente da construção de 14 linhas, com 159 km de comprimento e 332 estações, trabalho realizado até as vésperas da 2ª Grande Guerra. Depois disso, durante duas décadas, nada mais foi construído, até que em 1948, com a criação da RATP – Régie Autonome des Transports Parisiens, iniciou-se uma modernização das linhas parisienses e seu prolongamento para as regiões mais periféricas de Paris. As fotos a seguir são do período inicial, com algumas fotos de 1948, quando inovações aconteceram.

planta12 de Abril de 1895 1º Plano para o metrô

12 avril 1895 Premier plan, prévisionnel, du Métro

projeto linha 11890-1898 projeto da linha 1

1890-1898 étude de projet ligne n° 1

boulevard sebastopol1890-1898 Estudo para o Boulevard Sébastopol

1890-1898  Etude pour le Boulevard Sébastopol

estação etolie1899 – Estudo para a Estação Etoile

1899 – Etude pour la station Etoile

rue de rivoli1899 – Estudo para a passagem sob a Rua Rivoli

1899 – Etude pour le passage sous la rue de Rivoli

place de la concorde1899 o fechamento da Praça da Concorde

1899  le bouclier place de la Concorde

faubourg st etoinne1900 Estudo para a passagem sob a rua do Faubourg Saint-Antoine

1900  Etude pour le passage sous la rue du Faubourg Saint-Antoine

congelamento do sena1899 Congelamento artificial do Sena para escavação e entravamento de uma caixote (espaço fechado para passagem do metrô)
1899 Congélation artificielle de la Seine pour creusement et enfouissement d’un caisson

construção tunel atravessa o sena1900 – Construção de um caixote para a travessia do Sena

1900 – Construction d’un caisson pour traverser la Seine

construção do tunel concorde1900 Construção da linha norte-sul sobre a Praça da Concorde

1900  Construction de la voûte nord-sud sous la place de la Concorde

estação saint michel1900 Montagem de um caixote para a estação Saint-Michel

1900  Montage du caisson pour la station Saint-Michel

linha 1 19001900 inauguração da Linha 1 entrada na Praça do Palais-Royal

1900 Ligne n° 1 Place du Palais-Royal

gare de lyon1900 Estação Gare de Lyon

1900  Station Gare de Lyon

vagões 19011901 Vagões

1901Wagons

interior de um vagão 19011901 interior de um vagão

1901  intérieur d’un wagon

quai san bernard1901  Cais Saint Bernard, linha Porta d’Orléans

1901  Quai Saint Bernard, ligne Porte d’Orléans

metro auterlitz1900 Fim da construção da cobertura do metro d’Austerlitz

1900  Fin de la construction du tablier métro d’Austerlitz

Station Cambronne1900 Estação Cambronne

1900 Station Cambronne

gare de auterlitz1900 Estação Gare d’Austerlitz

1900 station Gare d’Austerlitz

estação anversMarço 1902 Escavação Estação Anvers

Mars 1902  Chantier station Anvers

boulevard rochechouart1900 Boulevard Rochechouart

Chantier place de la NationFevereiro 1902 escavação da Praça da Nation

Février 1902  Chantier place de la Nation

station barbés1905 Estação Barbès

1905  station Barbès

boulevard de la chapelle1900 Boulevard de la Chapelle

Boulevard Saint-Jacques1900 Boulevard Saint-Jacques

Chantier sous les Batignolles1900 escavação sob Batignolles

1900 Chantier sous les Batignolles

Viaduc de Passy1900  Viaduc de Passy

Station Passy1900 Estação Passy

1900 Station Passy

rue de romeMarço 1902 Escavação Rua de Rome

Mars 1902  Chantier rue de Rome

rotonde de la villette1900-1905 Rotatória da Villette

1900-1905  Rotonde de la Villette

chantier saintmichelJulho de 1906 escavação Praça Saint-Michel

Juillet 1906 chantier place Saint-Michel

assemblage final place st michel1900-1905 Montagem final do caixote destinado a ser enterrado na Praça St-Michel

1900 – 1905 Assemblage final du caisson destiné à être enfoui  place St-Michel

dentro de um tunel1900-1905 trabalho dentro de um tunel

1900-1905 Travaux dans un tunnel

Clignancourt – Porte d’Orléans1905 – travessia do porto de l’Arsenal pela linha Clignancourt – Porta d’Orléans

1905 – traversée du port de l’Arsenal par la ligne Clignancourt – Porte d’Orléans

Passerelle de PassyJulho 1906 Passarela de Passy

Juillet 1906  Passerelle de Passy

Por enquanto é só. Prometo ainda publicar mais adiante outras fotos da construção do metrô de Paris.

7 pensamentos sobre “A construção do metrô de Paris – França

  1. Muito interessante. Naquela época o metodo construtivo era muito complicado. Mas mesmo assim, a decisão de fazer era mais importante. Incrivel a estratégia de congelamento para construção do tunel sob o Senna.
    Quando se quer construir uma linha de metro, nada é impossivel. Nosso metro precisa ser mais abrangente e atender a necessidade de mobilidade do RJ hoje e no futuro.

  2. O trabalho está espectacular, trés bien!😀
    Penso que tem mais informação que a Wikipédia, o que é muito bom! Pois uma pessoa precisa de saber mais pormenores à cerca de certos acontecimentos, como este, do Metropolitano de Paris. E com a ajuda das fotos, ainda melhor!
    J’ai vraiment apprécié ce travail! C’est magnifique!

  3. Tout d’abord mes compliments. Je Ruelle Paulo (Brésil), je tombe sur ce savoir s’il ya enregistrement des travailleurs dans le métro de Paris. Je pose cette question parce que mon père avait travaillé dans la construction du métro de Paris. Merci d’avance pour la réponse d’attente. Spaulo Cubatao. 24/05/2010

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s