viaduto de chá

457 anos…. 25 de Janeiro – parabéns São Paulo


“Há um século a Imperial Cidade de São Paulo guardava ainda sua feição colonial. Todas as principais funções se concentravam num triângulo cujos vértices eram balizados pelos conventos de São Francisco, São Bento e Carmo.

A genêse do quadro viário dentro desse triângulo ainda está por ser estabelecida com segurança. A existência de muros defensivos, no primeiro século, poderia ter condicionado o traçado de algumas ruas, inexplicavelmente irregular. Essa pequena colina triangular é quase plana, com altitudes variando de 750 a 760 metros, mas cercada por um forte desnível, de cerca de 30 metros em relação aos cursos dágua que a delimitam. É uma acrópole que abrigou a cidade em seus três primeiros séculos de existência.

Dentro dessa colina três ruas formavam o triângulo, a saber: a Rua Direita de Santo Antônio (hoje Direita), a Rua do Rosário (depois da Imperatriz e, desde o início da República, 15 de Novembro) e a Rua Direita de São Bento (hoje São Bento). As duas ruas “direitas” (a de São Bento e a de Santo Antônio) eram planas, retas e cruzavam-se em ângulo reto, fato único na cidade, razão por que esse ponto era conhecido como “quatro cantos”.

Apesar de “melhoramentos” em algumas das vias, as ruas estreitas e irregulares, as ladeiras ingrímes e mal articuladas com acanhados “largos”, constituem, talvez, a única herança colonial, porque edifícios de séculos anteriores só sobraram alguns e severamente reformados. Até a Segunda Grande Guerra, os escritórios, consultórios, bancos, hotéis, restaurantes, cinema, comércio praticamente não saíram dessa área. essa colina era centro de convergência de caminhos de tropeiros ao longo dos quais surgiam pequenos sítios e chácaras….” (Benedito Lima de Toledo, em São Paulo: três cidades em um século. )

Esse ano para comemorar seu aniversário publico cartões postais antigos da cidade, que mostram cenas desse pequeno triângulo, no final do século 19 e começo do 20.

 

Largo do Palácio – início do século 20 provavelmente – hoje é ao lado do atual Páteo do Colégio

a antiga Sé…..à direita… e ao fundo a Igreja de São Pedro – essas igrejas foram demolidas e toda a praça remodelada

Vê-se os fundos da Igreja do Rosário que foi demolida em 1904. Isso aconteceu na administração de Antônio Prado, quando o largo foi ampliado e deu lugar à Praça Antônio Prado – onde hoje você encontra a Bolsa de Mercadorias & Futuros e um coreto

Largo São Bento e a Rua São Bento ao fundo

O antigo viaduto do Chá, inaugurado em 1892…. o novo e atual  só surgiu em 1938

Foto de 1890 – localizava-se na baixada do Açú, nas proximidades da Rua São João. Com a abertura da Avenida São João foi desmontado e transportado para baixo do viaduto Santa Efigênia, até que com as obras do Vale do Anhangabaú na década de 30, acabou por ser demolido

leia mais aqui

A rua 15 de Novembro (antes Rua do Rosário) era o lugar dos escritórios, consultórios, comércio, antes de transformar numa rua de bancos. Ligava a Igreja do Rosário ao Largo da Sé

Essa rua teve várias denominações ao longo do tempo. “À época colonial era o caminho de Nossa Senhora da Luz, ou Caminho do Guaré. Em 1786, a Câmara regularizou-o, transformando-o em rua que passou a ser designada por Rua Miguel Carlos, do Povo, da Figueira, de São Bento, da Constituição e Florêncio de Abreu.” (Benedito Lima de Toledo – São Paulo: 3 cidades em um século)

É a rua que sai “atrás” do Largo de São Bento

Rua General Carneiro, antiga João Alfredo. Esta rua também já recebeu diversas denominações: Ladeira do Colégio, Rua Municipal, Ladeira João Alfredo e Ladeira do Mercado. Agora é conhecida apenas com Ladeira General Carneiro.

essa deve ser a subida para o antigo largo do Rosário, hoje Praça Antônio Prado

 

São Paulo: três cidades em um século – Benedito Lima de Toledo – leia em google books clicando aqui

 

Um pensamento sobre “457 anos…. 25 de Janeiro – parabéns São Paulo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s