Viaduto do Chá
Cartão Postal - 1923

O Viaduto do Chá de Jules Martin


“Sobre a estrutura metálica do Viaduto atravessavam-se vigas de madeira de lei, cruzadas longitudinalmente pelos trilhos dos bondes de tração animal.”

Viaduto do Chá - 1902

Viaduto do Chá – 1902

(essa foto consta como sendo de 1902, contudo o Viaduto foi inaugurado em 1892)

“Nos passeio laterais, o piso era de tábuas de madeira, deixando vãos de um a dois centímetros, que entonteciam os que sofrem de vertigem das altura.

Quando se estabeleceu a tração elétrica, foi feito o estudo da resistência dos materiais, de que resultou suportar no leito central uma laje de concreto. Nos passeios laterais, foram substituídas as tábuas de madeira por lajes de concreto pousadas na estrutura metálica, tendo dois metros de comprimento por cinquenta centímetros de largura, e cinco de espessura.  Dado que eram apenas pousadas, oscilavam quando pisadas, como mesa de restaurante sobre soalho mal nivelado. Entre as lajes, vãos que permitiam enxergar para baixo, de sorte que a oscilação, os vãos e a pouca confiança no concreto armado convertiam em suplício a travessia do Viaduto.”

Viaduto do Chá 1920

Viaduto do Chá 1920

“Eu mesmo, sempre inclinado a confiar na ciência e na técnica, tive receio, nos primeiros tempos. Toda a estrutura do Viaduto trepidava quando passava o bonde elétrico. Eu confiava em que o concreto fora construído segundo as normas. Também acreditava em que a estrutura metálica suportasse o aumento de peso. Mas dada a trepidação constante de todo o conjunto, temia que as lajes recuassem como um todo, e então poderiam perder o apoio num dos lados, justamente quando eu passasse.”

Viaduto do Chá 1923

Viaduto do Chá 1923

Viaduto do Chá Cartão Postal - 1923

Viaduto do Chá
Cartão Postal – 1923

“Mais de uma vez sonhei com o caso. Eu ia caindo, caindo. De repente a queda transformava-se em voo. Eu ia voando, voando, sem asas.”

de JORGE AMERICANO: São Paulo Naquele Tempo -1895-1915

Um pensamento sobre “O Viaduto do Chá de Jules Martin

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s