O trem bala japonês / The Japanese bullet train


O trem bala japonês chama-se “Shinkansen” e eles foram os primeiros a implantar uma rede de trens de alta velocidade. 80% das linhas são operadas pela JR (Japan Railways) um consórcio privado que comprou nos anos 80 a concessão governamental.

The Japanese bullet train is called “Shinkansen” and they were the first country that had a high speed train web. 80% of the lines are operated by JR (Japan Railways), a joint-stock company that had bought the Governmental service in the 80’s.

linhas de trens rápidos/ high speed train lines

Uma dessas linhas, a Tokaido/Sanyo Shinkansen conecta Tóquio a Osaka (515,4 km) e foi inaugurada em 1964, sendo a primeira linha de shinkansen do Japão e a primeira linha de trem rápido do mundo. Em 1964 os trens dessa linha já alcançavam quase 200 km/hora, e hoje os trens de nova geração superam os 300 km/hora.

One of this lines, the Tokaido/Sanyo Shinkansen links Tokyo to Osaka (515,4 km) and was inaugurated in 1964 as the first shinkansen line and the world’s first high speed train. In 1964 the train already run with speeds of about 200 km/hour. Nowadays the new generation trains reach speeds of over 300 km/hour.

photo by swollis

Existem três categorias de trem: Nozomi, que só para nas estações mais importantes e que demora entre Tóquio e Osaka 2 horas e meia; Hikari, que para num número um pouco maior de estações e que demora 3 horas entre Tóquio e Osaka; e finalmente os Kodama, que param em todas as estações e são os mais lentos.

There are three categories of train: the Nozomi, that stops only at the most important stations and reaches Osaka from Tokyo in about two and half hours; the Hikari, that stops a little bit more frequently and needs three hours to reach Osaka from Tokyo; and finally the Kodama, that stops at every station and is the slowest category.

Os trens que correm nessa linha foram fabricados em anos diferentes e são de diferentes séries. A 300 shinkansen começou a operar em 1992 e chega a uma velocidade máxima de 270 km/hora.

The trains that run that line was made in different years and are from different series. The 300 shinkansen started to be use in 1992 and they reach a peak of 270 km/hour.

trem da série 300/ 300 serie train

serie 300 em Tóquio/ serie 300 in Tokyo

A série 500 tem os trens mais rápidos, mais poderosos e mais caros. Por isso existem poucos trens dessa série. Eles operaram numa velocidade máxima de 300 km/hora. Eles começaram a ser usados em 1997.

The 500 serie are the fastest, the more powerful and most expensive. For that reason there are few trains from that serie. They operate at a maximum of 300 km/hour. They have been used since 1997.

the 500 shinkansen:

photo by kamoda on Flickr

photo by kamoda on Flickr

photo by kamoda on flickr

A série 700 começou a ser usada em 1999 e são trens mais baratos que os 500. Eles chegam a uma velocidade máxima de 285 km/hora e tem uma frente que lembra um bico de pato.

The 700 serie started to run in 1999 and they are cheaper than the 500. They rised by 285 km/hour and have a flat “duck-bill” nose.

o trem 700 na estação/ the 700 serie in the station

photo by NavindaK on Flickr

photo by kamoda on Flickr

o interior do trem/ the train interior

Mas existem alguns trens da série 700 que não tem essa frente, e são chamados de Rail Star.

There are some trains that don’t have that kind of nose. They are called Rail Star

The Rail Star – photo by jiaren777

E está chegando uma nova geração que só leva três carros e chega a 581 km/hora. É o JR Maglev.

It’s arriving a new serie that have only three car sets and run at 581 km/hour. It’s the JR Maglev.

e veja também o post sobre o AVE – trem bala espanhol aqui.

45 pensamentos sobre “O trem bala japonês / The Japanese bullet train

  1. Ola
    Parabens pelo post.
    Vou passar tres dias pelo Japao e ficarei baseado em Tokyo. Gostaria de fazer um passeio de Shinkansen, bate e volta, passando pelo Monte Fuji e de preferencia com a série 500. Pensei em Kyoto ou Nagoia. Isso é possivel? Como comprar? Voce pode me passar algumas dicas.
    Abç
    Alexandre (Br-SP)

  2. É de impressionar a diferenças de culturas.No Japão, alta tecnologia, cuidados com o País, respeito das autoridades com o povo.Já no Brasil, sucateia-se as ferrovias, transforma-se o País num lixão e as autoridades não tem um minimo de respeito pelo povo que paga tantos impostos.

  3. Depois do triplo mega desastre natural no Japao, viajei na linha Tokaido Shinkansen. O modelo que usei foi o Kodama, mais lento,mas tranquilo,limpo e rapido p/meus propositos.Abs !!

  4. eu fiquei sabendo que existe um tipo de trem bala que não faz paradas;se for verdade ,gostaria de saber como fuciona o esquema de embarque e desembarque!

  5. É uma pena, se o Brasil fosse um país serio, hoje nós estariamos melhor que os Japoneses, com a extensão teritorial e matéria prima em abundante! Mas infelizmente a maiorias dos politicos são egoistas não tem um minimo de amor a patria só pensa em si mesmo! Se as maiorias dos Brasileiros mudasse o pensamentos, eu quero fazer bem ao próximos não quero fazer coisas erradas. Vamos copiar os exemplo dos Japoneses, pagando todos impostos certinhos, aí o governo também poderia abaixar os impostos para até 10%! O povo Japones paga apenas 5% em todos produtos e serviços e são poderos econômicamente ha mais de 30 ano !

  6. Muito boas estas fotos e informaçoes dos Shinkansen. Moro no Japao faz um bom tempo,e, todos os dias faço caminhadas ao longo da linha Tokaido Shinkansen. Esta linha liga Tokyo ao sul do pais.Tenho o privilegio de ver estes bolidos voando entre as montanhas e tuneis,alem da vista do Monte Fuji. Lindo de morrer nesta epoca. Talvez no proximo seculo, nosso Brasil possa ter um projeto desse implantado. Seria uma otima alternativa aos problemas nos aeroportos brasileiros e, as pessimas rodovias. Sonhar eh sempre bom.

  7. Resposta p/Helio Oliveira…estas cidades que vc citou,estao no rota Tokaido Shinkansen. Voce pode comprar os passes em agencias de turismo no Brasil.Sao mais em conta.Vale a pena conhecer todas estas cidades, alem do projeto Trem-bala japones. Muito bom, seguro e rapido.Boa viagem!!

  8. Resposta p/Helio Oliveira…esse trecho que voce quer conhecer eh a linha Tokaido Shinkansen. Voce pode vir do Brasil, com o passe para uso nesta linha, em todas cidades que deseja visitar. Eh mais em conta. Qualquer agencia de turismo no Brasil vende esse passe.Boa viagem.Vale a pena.

  9. Ola…eu moro no Japao,faz um bom tempo.Faço caminhadas diarias perto da linha Tokaido Shinkansen. Realmente eh um projeto excepcional e seria interessante sua implantaçao no Brasil. Aliviaria os aeroportos do RJ e SP. Sao rapidos,confortaveis e seguros.Muito bom mesmo. Pena que nossos politicos soh pensam em si proprios e o pai que se dane neh.Pena mesmo.

  10. Adorei as fotos!! Estou indo pr o Japão dia 01/10/2011, pretendo conhecer de trem Osaka, Nagoya, Yokohama, Nagasaki, Hiroshima etc.
    Quais as cidades q eu não posso deixar de conhecer? Vc poderia passar valores de bilhetes saindo de Tókio pr essas cidades citadas a cima?

    Obrigado

  11. Sem comentários..só no Japão pra ter algo assim..tive a oportunidade de morar e andar nesses trens (hikari)…

    O Japão não é outro pais mas outro planeta..rs

    Um desses aqui? duvido muito…como falava o Gen. Frances De Gaule..
    O Brasil não é um pais sério..

  12. estive no japão e andei 3 vezes de trem bala, todos na série 700…
    realmente é outro mundo, o trem não é barulhento, não dá trancos, viagem muito tranquila mesmo, parece q o trem tá devagar, mas qdo vc olha pra fora vê que as casas vão passando bemm rapidinho rsrs
    se tudo der certo, um dia volto pra andar nesse JR Maglev, deve ser loouuco!
    pq se for esperar um desse chegar no Brasil…

  13. Estou fazendo um trabalho de graduação sobre o trem bala, gostaria de saber das consequencias,vantagens e desvantagens do que foi implantado no japaõ…

  14. quer saber mais sobre o Trem bala e soh ir lah pra ver !

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  15. amei este trem eu tenho até brinquedo dele,adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. sou brasileira e agradeço-lhe por nos dar imagens e informações como estas. muito obrigada. parabéns!

  17. Eu ja tive o prazer de andar num shinkansen, fui de tokyo ate ozaka.. eh muito legal, o fumodromo eh irado! quando um bullet train cruza com o outro nos trilho, da um tranco danado.. eh incrivel

  18. oi eu sou sansei moro no brazil e vivi no japão a 8 anos ai e vim para o brazil e sinto a saudade do trem aqui , mas bem que poderia por no brazil e ajudaria a econominaha japonesa agora em dar serviço para os japoneses ai para a copo do mundo em 2014 no BRAZIL NE PENSE NISSO TA OBRIGAGO POR TU DO JAPÃO ADEUS SAYO NARA MATA NE HOTONI ARIGATOO GOZAIMASU.MEU DEWAE(11)45333289 JUNDIAI RUA CARLOS NICOLA 305 CEP 13219-480 MEU ORKUT É lauro.miya@hotmail.com me add?

  19. È lindo ver isso….mande-me informação e fotos em eu email……….

  20. Obrigada!

    estou formulando um projeto de cooperação técnica entre Brasil e Japão para transferencia da tecnologia do trem bala e essas informações foram muito úteis! Eu algumas outras, se vc precisar, anytime.
    Até

  21. Rapaz… Esta informação sobre os Trens-bala ficaram de uma clareza incontestante…
    O Japão realmente é um exemplo de desenvolvimento urbano.
    Parabéns!!!

  22. moro perto de nagoia posso pegar o trem mais rapido mais ai apesar de morar aqui nao peguei ainda o trem mais tudo bem fui te mais

  23. nossa muito bom so japao mesmo ai moro aqui no japao faz um ano decidi so volto pro brasil quando tiver trem bala pra mim nao ir de aviao muito bom seu artigo a velocidade como a tecnologia aqui avanca e demais pena que eu estando ai no brasil nao teria essa chance ai valeu por tudo abracos a todos os brasileiros no brasil e no exterior

  24. eu quero saber tudo sonnre o trem bala!!! eu nao qquero sabe isso que está pubricadooooooooooooo
    xau

  25. Cecilia amei as fotos..
    e vim aqui principalmente comentar o sucesso do seu blog..
    afinal já tem mais 5300 visitas!!

    Nossa isso ta ficando muito chique!!

    Saudades!
    May

Deixe um comentário