Design alemão/Parte 1 – German design/part 1


Pretendo começar aqui um série sobre as boas escolas de design européias. Inicio com o design alemão, que nos proporcionou belos produtos, objetos de desejo até hoje. Abordo primeiramente o período conhecido como Restauração Biedermeier, entre 1820 e 1848.

Biedermeier, que originalmente tratava-se de um personagem de uma publicação satírica de 1850, com a qual a nova geração queria ridicularizar o espírito pequeno burguês da velha geração, e mesmo da geração daquela época, transformou-se em um termo empregado na história cultural do país para designar na região com língua alemã, a cultura burguesa da primeira metade do século 19.

Formas claras e simples são características dos objetos da época. Os móveis, simples, são na sua maior parte, confeccionados em madeira de tons claros. A porcelana é branca e decorada com parcimônia, os copos são de uma elegancia discreta. Na arquitetura predomina o classicismo. Uma personalidade eminente, ativa em muitas áreas, foi Karl Friedrich Schinkel. Atuava como urbanista, arquiteto, restaurador de monumentos, pintor e cenógrafo, criador de interiores e de peças de decoração.

I intend to start here some posts about the great European design schools. I start with the Germany design, that offered us beautiful things, objects of desire until now. The beginning is a period known as Biedermeier Restoration, between 1820 and 1848.

Biedermeier, that in 1850 was a satiric publication ‘s character , which the new generation intend to ridicule the petit bourgeois spirit of the old generation and the contemporary one, became a word used in the cultural Germany history to refer, in the German language spoken region, to the bourgeois culture in the first half of the 19 Century.

Understanding and simple shapes are characteristics of the objects of this time. The furniture, simple, are almost of them made with light wood. The porcelain is white and have little decoration, the glass has a discreet grace. In architecture preponderates classicism style. A imminent person, active in several areas, was Karl Friedrich Schinkel. He was urban designer, architect, monument restorer, painter and scenographer, decorator and designer of decoration pieces.

1825 – Projeto/Design by Karl Friedrich Schinkel

Bule de café/ Coffee-pot – cerca de/around 1825

Made by Volkstedt in Thüringen

Chaleira/Tea-pot – 1820 – Marca/Label: CFT

Projeto/Design by Georg Christian Friedrich Temmler

Copos de vinho, champagne e licor – 1ª metade século 19

wine, champagne and liquor Glasses – first half of 19 Century

Ferro de passar – 1ª metade do século 19

Iron – 1st half of 19 century

Navalha com afiador/ Razor with sharpener – 1848

Marca/Label: HS acima uma coroa/HS above a crown

talheres/tableware – 1830 – Berlim/Berlin

Marca: faca: urso com K – ourives: Johann Christian Samuel Kessner, Garfos : A – ourives: Gottfried Ferdinand Andreak

Label: fork: bean with K – goldsmith: Johann Christian Samuel Kessner, knife: A – goldsmith: Gottfried Ferdinand Andreak

trinco/doorlock – Palácio Tegel/Tegel Palace – 1820 – Berlim/Berlin

Projeto/Design: Karl Friedrich Schinkel

Artigos relacionados:

Design alemão 2 – O Jugendstil

Design alemão 3 – Os anos 20

Design alemão 4 – O realismo do III Reich

Design alemão 5- A reconstrução

related posts:

Germany Design 2 The Jugendstil

Germany design 3 The 20s

Germany Design 4The Realism of the III Reich

Germany Design 5The reconstruction

Um pensamento sobre “Design alemão/Parte 1 – German design/part 1

  1. tenho algumas peças da década de 20 , 30 ou até menos da wfm cromargan , onde constam talheres, jogo de panelas , assadeiras de marreco , tudo com o com a marca da indústria , como faço para saber a idade do material e se isso tem preço no mercado de antiguidades?

Deixe um comentário