Design alemão 5/ German design 5


Termino aqui a série sobre o design alemão moderno falando do período da reconstrução alemã, de 1948 a 1962. Na mobília as formas orgânicas são ressaltadas. Em meados dos anos 50 quem vai exercer uma influência decisiva sobre as novas formas é a Escola de Design de Ulm, com o objetivo de se ter uma nova concepção da “beleza funcional”. Nos objetos de uso doméstico vão dominar as formas claras e geométricas. Cores predominates: preto, cinza e branco. Principais designers são Max Bill, Hans Gugelot e Dieter Rams.

I finish here the Germany modern design series writing about the reconstruction period of Germany, from 1948 to 1962. In the furniture the organic shapes are emphasized. In the middle of the 50s the Ulm Design School did the mainly influence over the shapes: the objective was the “functional beauty” new conception. In the home objects predominate the light and geometric shapes. Colors mainly used: black, gray and white. The most important designers are Max Bill, Hans Gugelot and Dieter Rams.

cadeira dobrável SE 18, projeto de Egon Eiermann, 1953

folding chair SE 18, Egon Eiermann design, 1953

serviço de chá para a Rosenthal, projeto de Walter Gropius, 1969

tea service for the Rosenthal, Walter Gropius design, 1969

cadeiras empilháveis 224/1, projeto de Georg Leowald, 1954

pile up chair 224/1, Georg Leowald design, 1954

residência modelo mobiliada pela Werkbund the Berlin, projeto de Kaete Glaeser, 1953

model house furnished by Berlin Werkbund, Kaete Glaeser design, 1953

projeto de Egon Eiermann, 1950

Egon Eiermann design, 1950

cadeira articulada, projeto de Egon Eiermann, 1953

articulated chair, Egon Eiermann design, 1953

cadeira empilhável, projeto de Georg Leowald, 1954

pile up chair, Georg Leowald design, 1954

vaso “Diabolo”, projeto de Wilhelm Wagenfeld, 1950

“Diabolo” vase, Wilhelm Wagenfeld design, 1950

vasos, projeto de Wilhelm Wagenfeld, 1951

vases, Wilhelm Wagenfeld design, 1951

aparelho de café 2000, projeto de Richard Latham e Raymond Leowy, 1954

coffee service 200, Richard Lathan and Raymond Leowy design, 1954

aparelho de chá e café, projeto de Hans Roericht, 1961/62

tea and coffee service, Hans Roericht design, 1961/62

copos “Staffelstein”, projeto de Wilhelm Wagenfeld, 1952/55

“Staffelstein” glasses, Wilhelm Wagenfeld design, 1952/55

galheteiro para sal e pimenta “Max & Moritz”, projeto de Wilhelm Wagenfeld, 1952/53

“Max & Moritz” salt and pepper cellar, Wilhelm Wagenfeld design, 1952/53

projeto de Peter Raacke, 1958

Peter Raacke design, 1958

centrífuga, projeto da fábrica, 1950

centrifuge, mill design, 1950

máquina de café “Paluxette”, projeto da fábrica, 1954/55

“Paluxette” coffee machine, mill design, 1954/55

barbeador elétrico S 50, projeto de fábrica, 1950

electric shave S 50, mill design, 1950

ventilador “Termo-Libelle”, projeto de fábrica, 1953

“termo-Libelle” fan, mill design, 1953

ventilador de mesa “astro-flex”, projeto de fábrica, 1953

“astro-flex” table fan, mill design, 1953

escrivaninha, projeto de Georg Leowald, 1953

desk, Georg Leowald design, 1953

Artigos relacionados:

Design alemão 1 – Restauração Biedermeier – 1820-1848

Design alemão 2 – Jugendstill – 1900

Design alemão 3 – Os anos 20

Design alemão 4- Realismo no III Reich

related posts:

Germany Design 1Restauration Biedermeier – 1820-1848

Germany design 2Jugendstill – 1900

Germany Design 3the 20’s

Germany Design 4Realism in the III Reich

Deixe um comentário