Termino aqui a série sobre o design alemão moderno falando do período da reconstrução alemã, de 1948 a 1962. Na mobília as formas orgânicas são ressaltadas. Em meados dos anos 50 quem vai exercer uma influência decisiva sobre as novas formas é a Escola de Design de Ulm, com o objetivo de se ter uma nova concepção da “beleza funcional”. Nos objetos de uso doméstico vão dominar as formas claras e geométricas. Cores predominates: preto, cinza e branco. Principais designers são Max Bill, Hans Gugelot e Dieter Rams.
I finish here the Germany modern design series writing about the reconstruction period of Germany, from 1948 to 1962. In the furniture the organic shapes are emphasized. In the middle of the 50s the Ulm Design School did the mainly influence over the shapes: the objective was the “functional beauty” new conception. In the home objects predominate the light and geometric shapes. Colors mainly used: black, gray and white. The most important designers are Max Bill, Hans Gugelot and Dieter Rams.
cadeira dobrável SE 18, projeto de Egon Eiermann, 1953
folding chair SE 18, Egon Eiermann design, 1953
serviço de chá para a Rosenthal, projeto de Walter Gropius, 1969
tea service for the Rosenthal, Walter Gropius design, 1969
cadeiras empilháveis 224/1, projeto de Georg Leowald, 1954
pile up chair 224/1, Georg Leowald design, 1954
residência modelo mobiliada pela Werkbund the Berlin, projeto de Kaete Glaeser, 1953
model house furnished by Berlin Werkbund, Kaete Glaeser design, 1953
projeto de Egon Eiermann, 1950
Egon Eiermann design, 1950
cadeira articulada, projeto de Egon Eiermann, 1953
articulated chair, Egon Eiermann design, 1953
cadeira empilhável, projeto de Georg Leowald, 1954
pile up chair, Georg Leowald design, 1954
vaso “Diabolo”, projeto de Wilhelm Wagenfeld, 1950
“Diabolo” vase, Wilhelm Wagenfeld design, 1950
vasos, projeto de Wilhelm Wagenfeld, 1951
vases, Wilhelm Wagenfeld design, 1951
aparelho de café 2000, projeto de Richard Latham e Raymond Leowy, 1954
coffee service 200, Richard Lathan and Raymond Leowy design, 1954
aparelho de chá e café, projeto de Hans Roericht, 1961/62
tea and coffee service, Hans Roericht design, 1961/62
copos “Staffelstein”, projeto de Wilhelm Wagenfeld, 1952/55
“Staffelstein” glasses, Wilhelm Wagenfeld design, 1952/55
galheteiro para sal e pimenta “Max & Moritz”, projeto de Wilhelm Wagenfeld, 1952/53
“Max & Moritz” salt and pepper cellar, Wilhelm Wagenfeld design, 1952/53
projeto de Peter Raacke, 1958
Peter Raacke design, 1958
centrífuga, projeto da fábrica, 1950
centrifuge, mill design, 1950
máquina de café “Paluxette”, projeto da fábrica, 1954/55
“Paluxette” coffee machine, mill design, 1954/55
barbeador elétrico S 50, projeto de fábrica, 1950
electric shave S 50, mill design, 1950
ventilador “Termo-Libelle”, projeto de fábrica, 1953
“termo-Libelle” fan, mill design, 1953
ventilador de mesa “astro-flex”, projeto de fábrica, 1953
“astro-flex” table fan, mill design, 1953
escrivaninha, projeto de Georg Leowald, 1953
desk, Georg Leowald design, 1953
Artigos relacionados:
Design alemão 1 – Restauração Biedermeier – 1820-1848
Design alemão 2 – Jugendstill – 1900
Design alemão 3 – Os anos 20
Design alemão 4- Realismo no III Reich
related posts:
Germany Design 1 – Restauration Biedermeier – 1820-1848
Germany design 2 – Jugendstill – 1900
Germany Design 3 – the 20’s
Germany Design 4– Realism in the III Reich