Le Grand Paris


O Presidente da França, Nicolas Sarkozy, parece que está querendo equiparar o seu governo ao de François Mitterrand, no que se refere a intervenções físicas na cidade de Paris. Em Junho de 2008 convidou 10 famosos arquitetos para prepararem propostas para a Paris do século 21. Os arquitetos deveriam propor uma metrópole européia para 2030, que passaria a ser o primeiro centro urbano a respeitar o protocolo de Kyoto.

Entre os convidados o britânico Richard Rogers, os italianos Bernardo Secchi e Paola Vigano, o alemão Fin Geipel, os holandeses de MVRDV (Winy Maas, Jacob Van Rijs e Nathalie de Vries) e os franceses Jean Nouvel, Christian de Portzamparc, Antoine Grumbach, Roland Castro, Djamel Kouche e Yves Liot.

As propostas foram apresentadas ao presidente no dia 14 de março e foram discutidos em debates públicos a partir do dia 17 de Março, e desde ontem estão expostas no Museu da Cidade (La Cité de l’architecture & du patrimonie – Palais de Chaillot – no Trocadero) as maquetes com os trabalhos das 10 equipes e lá ficarão até 22 de Novembro.

Urbanisticamente, os subúrbios parisienses foram considerados os locais mais problemáticos por estarem distantes dos locais de trabalho, do comércio, dos serviços e do centro de Paris, levando Richard Rogers a afirmar que não conhecia nenhuma cidade onde o coração estivesse a tal ponto separado dos seus membros. A capital francesa tem aproximadamente dois milhões de moradores e seis milhões vivem nos subúrbios.

PD*27505390Proposta Roland Castro para La Courneuve

proposta-roland-castro2Proposta de Roland Castro para a Ile de France

O francês Roland Castro, cuja proposta vem sendo considerada pelos especialistas como a que mais entende a cidade de Paris, propôs o Central Park para La Courneuve, bairro multiétnico localizado a menos de 10 km do
centro de Paris. O local abriga um dos maiores conjuntos habitacionais de baixa renda da França e protagonizou manifestações violentas em 2005. Castro também projetou uma grande área pública e uma nova casa de espetáculos.

PD*27505755 Proposta de Roland Castro – uma nova “Ópera de Sidney” talvez uma homenagem ao arquiteto Jorn Utzon que morreu em Novembro de 2008

Richard Rogers sugeriu a implantação de telhados verdes para os blocos de apartamentos parisienses e a transformação dos principais bulevares em ruas verdes para bicicletas e pedestres. Rogers trabalhou com a London School of Economics, com o escritório Arup e com um grande número de sociólogos franceses.

proposta-de-rogersOs telhados verdes – Proposta de Richard Rogers

“A Paris de hoje se tornará a Grande Paris de amanhã, uma Paris metropolitana melhor equipada para fazer frente aos desafios ecológicos, sócio-econômicos e urbanos da cidade futura”, disse Mike Davies, um dos arquitetos da equipe de Rogers.

proposta-de-rogers2As ruas verdes para pedestres e bicicletas – Proposta de Richard Rogers

Dois profissionais, Yves Lion e Jean Nouvel, sugeriram conceitos semelhantes de ecocidades.

proposta-jean-nouvelUma ecocidade – proposta de Jean Nouvel

“A cidade está vagarosamente perdendo sua vitalidade” disse Jean Nouvel. “O que nós facilmente chamavamos de desenvolvimento regional está terminado. Se nós queremos manter o prestígio de Paris nós temos que olhar além.”

Todos os arquitetos disseram que o sistema público de transporte está saturado, a periferia está deteriorada pelos feios projetos habitacionais lé existentes, e os suburbios formam uma indefinida mancha de cidade desconectadas, e isso não funciona.

PD*27505506A proposta de transporte público de Christiam de Portzamparc

Christian de Portzamparc sugeriu um trem elevado de alta velocidade percorrendo toda a cidade e a redução de diversas estações de trem locais para criar um grande eixo de transporte.  Para Christian de Portzamparc, o importante é que os diferentes pólos da cidade estejam bem ligados, que lojas, escritórios e casas se entrelacem num plano que terá, entre outros elementos aeroportos, estações e um trem suspenso que sobrevoaria e rodearia Paris.

PD*27505800 A construção de novas áreas adensadas também foi proposto por Portzamparc

proposta-christian-de-portzamparc2

Ainda na questão de transporte, Antoine Grumbach propôs a construção de um trem de alta velocidade para o litoral, para estimular o vetor de crescimento e por considerar que a Paris metropolitana não deveria parar nos subúrbios. Um dos mais audazes, Antoine Grumbach, propõe dar a Paris o porto marítimo do que carece enlaçando a cidade ao mar graças ao Sena, como eixo que teria o seu extremo no Havre.

proposta-antoine-grumbachProposta de Antoine Grumbach

Yves Lion, do grupo Descartes, propõe a criação de “20 cidades sustentáveis”, cada uma com cerca de 500.000 habitantes, para recrear um sentimento de pertença a um território.

Os italianos Bernardo Secchi e Paola Vigano, de Studio 09, propõem uma “cidade porosa” que dê espaço à água e que multiplique os intercâmbios biológicos, enquanto a equipe holandesa de Winy Maas (MVRDV) jogou com a densidade e a eleição paradoxal de uma “Paris menor”

proposta-bernardo-secchi-e-paola-viganoProposta de Bernardo Secchi e Paola Vigano

proposta-mvrdvProposta do escritório MVRDV

Resta saber o que sobrará da Paris histórica, da Paris de ruas estreitas do Quartier Latin, dos boulevards de Haussmann, se algumas dessas propostas mais radicais forem aceitas por Sarkozy e começarem a ser implantadas. É esperado para  esses dias a revelação do projeto vencedor. Só então saberemos que rumos Paris poderá tomar.

Um pensamento sobre “Le Grand Paris

Deixe um comentário